Fritz Müller recebe homenagens na Igreja Luterana em Blumenau

Também foi entregue no Mausoléu da Família Müller uma obra de arte desenvolvida pelo artista plástico Luiz Bernardes.

Foto: Divulgação / SMC

No último domingo (3/04/22) foi realizada mais homenagens aos 200 anos de nascimento do naturalista alemão Dr. Fritz Müller. Começou com o culto na Igreja Luterana Espírito Santo, Comunidade Blumenau Centro, seguido de homenagem no jazigo da Família Müller. As ações seguiram pela Rota de Lazer que acontece ao longo da Rua XV de Novembro.

Foto: Divulgação / SMC

No mesmo dia também foi entregue no Mausoléu da Família Müller uma obra de arte desenvolvida pelo artista plástico Luiz Bernardes. Inspirada nas pesquisas de Fritz, o monumento é uma borboleta. O conjunto tumular é mantido pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC), em parceria com a Comunidade Luterana Blumenau Centro, o Instituto Histórico de Blumenau e o Rotary Club Blumenau Fritz Müller.

Foto: Divulgação / SMC

A tataraneta do pesquisador e comendadora da Cultura, Melita Bona, esteve entre os presentes. O artista plástico Reynaldo Pfau, que representa Fritz Müller há alguns anos, foi homenageado pela vice-prefeita Maria Regina de Souza Soar.

Constam na placa colocada no jazido da família os dizeres “… um lavrador e cientista, homem raro, que conhecia o segredo de manusear as frágeis borboletas com os dedos calosos, que o machado e o enxadão jamais conseguiram inutilizar para as delicadezas do microscópio. Luiz Roberto Fontes, 2013.”

Foto: Divulgação / SMC

Breve relatado histórico de Fritz Müller

Johann Friedrich Theodor Müller nasceu na Alemanha em 31 de março, numa pequena aldeia (Windischholzhausen) da Turíngia, próximo à cidade de Erfurt. Filho mais velho de um pastor evangélico, desde cedo revelou interesse pela natureza. Imigrou em 1852 para o Brasil e residiu em Blumenau e Florianópolis. Foi o maior cientista brasileiro do século XIX e um dos mais importantes colaboradores de Charles Darwin.

O biólogo, médico e naturalista deixou uma imensa contribuição para a ciência, sendo mencionado 39 vezes no livro A Origem das Espécies de Darwin. Além das importantes pesquisas nas áreas da Biologia, Botânica e Zoologia, elaborou lindos poemas para a alfabetização das filhas.

Fonte: Secretaria de Cultura e Relações Institucionais de Blumenau

Foto: Divulgação / SMC
Foto: Divulgação / SMC