Frio intenso e múltiplas viroses fazem hospital de Blumenau ampliar ala pediátrica

O objetivo também foi separar melhor os pacientes com quadros mais agudos que buscam um atendimento de urgência dos que vão ao local para uma consulta regular.

Foto: divulgação

As quedas bruscas de temperatura somadas a múltiplas doenças respiratórias aumentaram significativamente a busca por atendimento para as crianças. Por isso o Hospital Dia do Pulmão, de Blumenau, readequou a ala pediátrica para ampliar o espaço de atendimento.

De acordo com o diretor técnico do Hospital Dia do Pulmão, Dr. Mauro Sérgio Kreibich, o período climático desfavorável e a superposição de diferentes viroses – como Influenza, Covid e até mesmo a Dengue – sobrecarregam o espaço destinado ao atendimento pediátrico.

Concluída em junho, a reestruturação do espaço dobrou a capacidade de atendimento de 4 mil para cerca de 8 mil por mês. Os números levam em conta a média geral de adulto e pediátrico.

O que mudou

A maior parte do primeiro andar, onde está localizado o atendimento pediátrico, foi dividido em uma área para as consultas agendadas e outra para o pronto-atendimento. Esta última ganhou recepção, sala de espera e consultórios exclusivos. Assim os pacientes com quadros mais agudos que buscam um atendimento de urgência ficam mais separados dos que vão ao local para uma consulta regular.

Os consultórios também receberam toques lúdicos na decoração, para reduzir a sensação hospitalar e fazer com que as crianças se sintam mais seguras e confortáveis na hora de passar por algum procedimento.

“As mudanças realizadas na ala pediátrica trazem mais conforto aos pacientes, reduzem a aglomeração de pessoas, já que a sala de espera do pronto-atendimento foi ampliada e deslocada para um espaço mais arejado, e ainda otimizam os processos de atendimento, reduzindo o tempo de espera no hospital”, conclui o diretor técnico do Hospital Dia do Pulmão, Dr. Mauro Sérgio Kreibich.