terça-feira, 30 novembro 2021
InícioClimaFrente fria deixa tempo instável com chuva a qualquer momento desta quarta-feira...

Frente fria deixa tempo instável com chuva a qualquer momento desta quarta-feira (26/06)

 

 

Bairro Garcia | Foto: Wellington Civiero Ferreira

 

Uma frente fria que se desloca pelo Estado deixa o tempo instável nesta quarta-feira (26/06/19) em Blumenau. Há condição para chuva a qualquer momento do dia, intercalada com alguns períodos sem chuva e não se descarta a condição para alguma trovoada.

Neste momento (8h48min), faz 17,3°C e previsão de não passar dos 20°C. A mínima foi registrada pelo AlertaBlu às 3h, quando fez 16,5°C mas deve ser ainda menor no período da noite quando pode chegar a 13°C. O rio Itajaí-Açu está com 70 cm e a umidade relativa do ar em 94,2%.Vento fraco a moderado de quadrante oeste.

Santa Catarina – Tempo fechado a encoberto com chuva e temporais isolados na madrugada e manhã, devido ao deslocamento de uma frente fria. No decorrer do dia, o tempo melhora do Oeste ao Llitoral Sul e no Vale do Itajaí. Temperatura em declínio acentuado devido ao avanço de uma massa de ar frio e a temperatura mínima ocorre à noite. Vento sudoeste passando a sudeste, fraco a moderado com rajadas na madrugada na maior parte de SC, mais persistente no Planalto Sul e Litoral. Passagem de uma frente fria e avanço de uma massa de ar frio pelo Sul do Brasil.

 

Quinta-feira (27)

Blumenau – Um cavado (área alongada de baixa pressão) associado à frente fria no mar mantém a cobertura de nuvens, bem como a condição para chuva fraca e isolada na madrugada. O avanço de uma massa de ar seco e frio em superfície provoca declínio de temperatura, com mínima entre 12 e 14°C e a máxima entre 18 e 20°C. Vento fraco de direção variável.

Santa Catarina – Ao amanhecer formação de nevoeiros na maior parte das regiões, com chuva fraca no Litoral Norte. No decorrer do dia sol em todas as regiões, com mais nebulosidade pela manhã da Grande Florianópolis ao norte do Estado. Temperatura baixa em todas as regiões, com mínima entre 0°C e 5°C nas áreas altas do Planalto Sul. Vento sudeste a nordeste, fraco a moderado.

 

Sexta-feira (28)

Blumenau – O transporte de umidade do mar em direção ao continente favorece a presença de nuvens com aberturas de sol. A temperatura mínima varia entre 15 e 17°C e máxima entre 21 e 23°C. Vento fraco de nordeste.

Santa Catarina – Nevoeiros ao amanhecer, com sol e algumas nuvens no resto do dia. Temperaturas muito baixas, com mínima próxima de 0°C e formação de geada nas áreas altas do Planalto Sul. Vento nordeste a noreoste, fraco a moderado..

 

Sábado (29)

Blumenau – Tempo firme no final de semana devido à influência de um sistema de alta pressão (massa de ar seco) que favorece a presença do sol por mais momentos durante o dia. As temperaturas mínimas oscilam entre 16 e 18°C e máximas entre 27 e 29°C.

Santa Catarina – Nevoeiros ao amanhecer, seguido de sol entre nuvens em todas as regiões. Temperatura em elevação, vento nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas no Planalto Sul e Litoral Sul.

 

Tendência para SC, entre 30 de junho e 9 de julho de 2019

Entre os dias 30 de junho a 4 de julho, áreas de baixa pressão e a passagem de uma nova frente fria provocam chuva mal distribuída, principalmente no Litoral. Depois a temperatura diminui em Santa Catarina, com condição de geada nas áreas altas do Planalto Sul na madrugada do dia seguinte.

Fontes: Alerta Blu e Epagri/Ciram

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS