quarta-feira, 8 dezembro 2021
InícioClimaFrente fria deixa o tempo instável em Blumenau com condição para chuva...

Frente fria deixa o tempo instável em Blumenau com condição para chuva isolada

 

 

Foto: Tiago Tamanini Jr

 

Uma frente fria que se desloca pelo Estado nesta terça-feira (30/07/19), deixa o tempo instável em Blumenau no decorrer do dia, favorecendo a condição para chuva isolada entre a manhã e tarde. No fim do dia, a condição para chuva diminui a medida que o sistema frontal se afasta para o mar.

Neste momento (9h40min), faz 19,1°C; com previsão de não passar dos 25°C. A mínima foi registrada pelo AlertaBlu às 7h, quando fez 17,2°C. O rio Itajaí-Açu está com 1 m e a umidade relativa do ar em 89,6%. Vento fraco de oeste passando oeste/sudoeste.

Santa Catarina – Muitas nuvens a encoberto, com chuva no decorrer do dia, principalmente do Oeste ao Planalto, devido à instabilidade associada à passagem da frente fria. Temperatura com pouca variação, devido à nebulosidade e à chuva. Vento nordeste a sudoeste, fraco a moderado com rajadas no Planalto Sul e Litoral.

 

Quarta-feira (31)

Blumenau – Presença do sol com aumento da cobertura de nuvens à tarde em virtude do transporte de umidade do mar em direção ao continente. A temperatura mínima varia entre 13 e 15°C e máxima entre 22 e 24°C. Vento fraco de noroeste passando a nordeste.

Santa Catarina – Tempo firme, com sol devido ao avanço de uma massa de ar frio e seco ao Sul do Brasil. Temperatura em elevação durante o dia, baixa na madrugda e à noite, com chance de geada nas áreas altas do Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul. Vento sul passando a nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral na madrugada e manhã.

 

Quinta-feira (1° de agosto)

Blumenau – Variação de nuvens com aberturas de sol no decorrer do período e sem mudança significativa na condição de tempo. Temperatura mínima entre 14 e 16°C e máxima mais elevada devido ao ar seco e a presença do sol, oscilando entre 24 e 26°C. Vento fraco de noroeste passando a nordeste.

Santa Catarina – Tempo firme, com nevoeiros na madrugada e sol na maior parte da manhã em Santa Catarina. Durante a tarde aumento de nebulosidade em todas as regiões, com chuva fraca à noite no Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral devido à passagem de uma frente fria pelo litoral. Temperatura baixa na madrugada com formação de geada nas áreas altas do Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul. Durante o dia temperatura em elevação. Vento noroeste a sul do Oeste ao Planalto e no Litoral Sul, e vento de nordeste a norte no Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Norte, fraco a moderado.

 

Sexta-feira (2)

Blumenau – Uma frente fria que se forma entre a Argentina e Uruguai avança em direção a SC provocando pancadas de chuva com algumas trovoadas a partir do final da manhã, se estendendo até o fim do dia. À noite, a temperatura entra em declínio devido a aproximação de uma massa de ar seco e frio de origem polar e a temperatura mínima ocorre nesse período, oscilando entre 10 e 12°C.

 

Sábado (3)

Blumenau – A medida que a frente fria se afasta para o mar e a massa de ar frio avança pelo Estado o tempo se estabiliza de forma gradual. A temperatura mínima no sábado varia entre 8 e 10°C e as máximas oscilam entre 18 e 20°C.

 

Tendência para SC, entre 2 a 11 de agosto de 2019

Na próxima sexta-feira (2/08), uma nova frente fria passa rapidamente pelo Estado, provocando chuva na maior parte do dia, bem distribuída no estado. No sábado (3) uma intensa massa de ar frio passar influenciar, deixando o tempo firme com temperatura baixa e condição de geada nas áreas altas do estado. Há indicativo de neve entre a tarde e noite de sexta (2) e madrugada de sábado no Planalto Sul.

Fontes: Alerta Blu e Epagri/Ciram

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS