
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (21/10/25) a Operação Digitus Fraus, que investiga um grupo suspeito de praticar fraudes contra a Caixa Econômica Federal (CEF). Conforme a PF, as ações ocorreram em diferentes estados, com destaque para três cidades no Vale do Itajaí.
::: Siga OBlumenauense no WhatsApp ➡️ Clique aqui!
No total, foram cumpridos 12 mandados de prisão preventiva e 11 de busca e apreensão em Itajaí (SC), Camboriú (SC), Balneário Camboriú (SC), Porto Alegre (RS) e Brasília (DF). As ordens judiciais foram expedidas pela 2ª Vara Federal de Santa Maria (RS). Também houve o bloqueio de valores em contas investigadas, que somam cerca de R$ 42 milhões, além do sequestro de 17 veículos e um imóvel.

Segundo a Polícia Federal, o inquérito começou após a prisão em flagrante de três pessoas em Rio Grande (RS), surpreendidas enquanto realizavam saques de contas da Caixa usando documentos falsos e biometria irregular. As investigações apontaram que parte das ações era coordenada a partir de Santa Catarina, com ramificações em outros estados.
A PF explica que o esquema envolvia o uso de dados de clientes para criar documentos falsos e acessar contas bancárias. Outra forma de golpe seria o cancelamento de cartões por telefone, com o pedido de segunda via encaminhado a endereços ligados aos investigados. Com o novo cartão, os valores eram transferidos para terceiros, na tentativa de mascarar a origem ilícita.
Os envolvidos poderão responder por crimes como estelionato majorado, falsidade documental, lavagem de dinheiro e organização criminosa, conforme previsto pela legislação. A Polícia Federal segue com as investigações para identificar todos os participantes e dimensionar o prejuízo causado.
▶️🛜Siga nossas redes sociais: Youtube | Instagram | X (antigo Twitter) | Facebook | Threads | Bluesky





