sexta-feira, 30 julho 2021
InícioCulturaFotógrafo e escritor blumenauense lança livro sobre arte sacra

Fotógrafo e escritor blumenauense lança livro sobre arte sacra

 

Por Sérgio Antonello, da Fundação de Cultura

O fotógrafo e escritor Daniel Curtipassi apresenta sábado (2/9/17), às 20h, na Igreja Nossa Senhora das Graças, em São Francisco do Sul, o livro “Assim na Terra – Arte Sacra em Santa Catarina”. A obra foi lançada no dia 9 de março durante a abertura da 1ª Temporada de Exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB).

No livro, o blumenauense, que é ex-diretor da Fundação Cultural de Blumenau, apresenta fotografias e textos sobre locais do Estado que se destacam pela energia espiritual, simbolismo arquitetônico, pelo acervo de obras de arte sacra e pelas festas religiosas das comunidades.

A fé religiosa sempre foi a força de sustentação espiritual da humanidade. O nobre serviço das artes foi muito bem aproveitado pelas igrejas em todos os tempos. O projeto do livro conta com patrocínio da Lei de Incentivos Fiscais – Lei 8.313 artigo 18.

Curtipassi é fotógrafo há 40 anos, trabalhou por mais de três décadas para as indústrias de Santa Catarina e São Paulo, criando catálogos de produtos para essas empresas. Nascido no Alto Vale do Itajaí, reside em Blumenau desde 1958.

Na sua gestão como diretor da Fundação Cultural de Blumenau, na década de 1980, desenvolveu projetos como Blumenália na área de música, participou da criação e organização do Festival Universitário de Teatro de Blumenau, coordenações e organização de exposições de artes plásticas, lançamento de livros, entre outros eventos. Fotografou a arquitetura de diversos locais de Santa Catarina. É autor de quatro livros sobre as cidades da região (Blumenau, Pomerode, Timbó e Jaraguá do Sul), apresentando sua história desde a colonização, arquitetura, religiosidade e desenvolvimento comercial e industrial.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS