terça-feira, 19 outubro 2021
InícioClimaForte vendaval assolou o município de Francisco Beltrão no Paraná

Forte vendaval assolou o município de Francisco Beltrão no Paraná

Francisco-Beltrao_vendaval_13-7-15_01
Chegada do temporal na cidade

Na noite desta segunda-feira (13), um vendaval forte – considerado princípio  de Tornado – assolou o município paranaense de Francisco Beltrão. As imagens divulgadas via WhatsApp mostram o poder de destruição do vento.

Segundo informações da Rádio Francisco Beltrão, várias casas, árvores e estruturas foram, literalmente, arrancadas do chão, pela força do vento.  As áreas mais atingidas, segundo levantamentos preliminares, foram a comunidade do Km 08 e bairros São Francisco e Cantelmo.

Francisco-Beltrao_vendaval_13-7-15_05

As ações de salvamento estão concentradas no Corpo de Bombeiros da cidade, mas ainda não foi possível estimar com precisão o número de pessoas desabrigadas nem se houveram vítimas fatais. A  Defesa Civil, a secretaria de Assistência Social prestam o atendimento às famílias atingidas.

A assessoria de imprensa de Francisco Beltrão, informou que a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) recebeu 19 feridos em decorrência da tempestade, dos quais cinco foram encaminhados para o Hospital Regional, cinco para o Hospital São Francisco e os demais permanecem em observação. Em uma única residência, onde estava sendo comemorado um aniversário, 15 pessoas ficaram feridas.

Algumas informações extraoficiais que recebemos, dão conta de que um pavilhão desabou e que há adultos e crianças feridas em estado grave. Estão faltando até ambulâncias para atender as pessoas atingidas. Ainda iremos confirmar estes dados, porque não são oficiais.

A cidade de Francisco Beltrão/PR, fica a aproximadamente 147 Km distante de Xanxerê, no oeste catarinense, que foi atingida por um tornado no dia 20 de abril. Segundo estimativas do IBGE em julho de 2014, ela possui uma população de 85.486 habitantes. As atividades econômicas que mais geram empregos são a indústria de produtos alimentícios, a indústria têxtil, o comércio varejista e a administração pública.

Às 23h10min, o Epagri/Ciram informou que existe alto risco de temporal (com fortes rajadas de vento e granizo) no Oeste de SC nas próximas 3 horas. Não se descarta a possibilidade de formação de novos tornados.

 

Francisco-Beltrao_vendaval_13-7-15_04

Francisco-Beltrao_vendaval_13-7-15_03

Francisco-Beltrao_vendaval_13-7-15_06

Francisco-Beltrao_vendaval_13-7-15_02

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS