Muito mais do que vender ou indicar sabores, o queijista é o profissional que conecta histórias, aromas e texturas em uma experiência completa com o queijo. De 7 a 12 de julho, Blumenau será palco de mais uma edição da Formação Queijista, promovida pela Escola Brasileira de Queijistas. O curso ocorre no auditório da AMVE, dentro da programação do Prêmio Queijo Brasil 2025, e está com inscrições abertas.
::: Siga OBlumenauense no WhatsApp ➡️ Clique aqui!
A novidade desta edição é a estreia do Módulo III, que aprofunda temas como os queijos tradicionais brasileiros, análise sensorial avançada (com foco nas características organolépticas), defeitos comuns e harmonização com cachaça. Ao todo, a formação é composta por cinco módulos independentes, voltados tanto a quem deseja atuar na área quanto a apaixonados por queijo em busca de conhecimento técnico.
“Não basta gostar de queijo, é preciso entender sua origem, comportamento e como proporcionar a melhor experiência ao consumidor”, explica Bruno Cabral, fundador da Escola Brasileira de Queijistas. Segundo ele, a proposta da formação é oferecer um mergulho completo no universo dos queijos. “Já formamos mais de 500 alunos em várias cidades do Brasil. Com o Módulo III, ampliamos ainda mais as possibilidades de atuação desses profissionais”, afirma.
Para Bruno, o queijista é uma profissão em ascensão. “Ele pode atuar em lojas, eventos, hotéis, restaurantes ou criar roteiros de lacto-turismo. Mas é preciso se envolver e buscar prática”, reforça.
O reconhecimento oficial da profissão também está em pauta. Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 437/2025, que propõe regulamentar a atividade de queijista no Brasil. A proposta visa definir padrões de qualificação, ampliar oportunidades e oferecer mais segurança jurídica aos profissionais.
Na visão de Falco Bonfadini, queijista da Galeria do Queijo (SP) e conselheiro da Comerqueijo, o avanço da legislação será decisivo: “Assim como aconteceu com sommeliers e baristas, a regulamentação impulsiona a profissão. O queijista é o elo justo e educativo entre quem faz e quem consome”.
Além da formação, o público poderá participar de palestras, oficinas, degustações e rodada de negócios durante o Festival Brasileiro do Queijo, de 10 a 13 de julho, no Parque Vila Germânica. A programação completa está disponível no site do evento.
Programação
Rodada de Negócios
📅 10 de julho, das 9h às 11h | 🔗 Inscreva-se
Formação Queijista
📅 7 a 12 de julho de 2025 | 🔗 Inscreva-se
Palestras
📅 10 e 11 de julho de 2025 | 🔗 Inscreva-se
Oficinas
📅 11 e 12 de julho de 2025 | 🔗 Inscreva-se
Festival Brasileiro do Queijo – Prêmio Queijo Brasil 2025
🗓️ 10 a 13 de julho de 2025
📌 Parque Vila Germânica – Rua Alberto Stein, 199, Velha – Blumenau (SC)
🎟️ Evento para todas as idades | Ingressos aqui
📞 Informações: premio@premioqueijobrasil.com.br | (51) 99216-2431
📲 Instagram: @premioqueijobrasil
▶️🛜Siga nossas redes sociais: Youtube | Instagram | X (antigo Twitter) | Facebook | Threads | Bluesky