segunda-feira, 27 setembro 2021
InícioEventosForça-tarefa do 3º BBM simula resgate de vítima de queda de parapente...

Força-tarefa do 3º BBM simula resgate de vítima de queda de parapente em Timbó

Membros da equipe de Força-Tarefa do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (Blumenau) participaram na sexta-feira (09/05) de um treinamento específico para aperfeiçoar a atuação do grupo em ocorrências que envolvam resgates em ribanceiras.

A instrução foi realizada no Morro Azul em Timbó, no Vale do Itajaí, onde eventualmente ocorrem registros de quedas de pilotos de parapentes em que se faz necessário o emprego de técnicas de resgate diferenciadas. No local, há uma plataforma de salto de esportistas.

Foi a primeira instrução de atualização operacional no calendário 2014 da FT-3, que nos próximos bimestres também irá aperfeiçoar seus conhecimentos teóricos e práticos nas áreas de Resgate em Águas Rápidas, Busca e Resgate Terrestre, Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas e Busca e Resgate em Deslizamentos.

Em Timbó a instrução foi ministrada pelo Soldado BM Gean Carlos Espíndola, com o apoio do instrutor de vôo de parapente e membro de empresa fabricante de materiais do esporte, Maurício Braga. Ambos apresentaram generalidades acerca do esporte e dos materiais utilizados na atividade, visando otimizar o conhecimento do efetivo da Força-Tarefa para facilitar a futura atuação do grupo em ocorrências do tipo.

Após a parte teórica, os participantes do exercício colocaram os conhecimentos à prova em um simulado de resgate de vítima de queda de parapente na região da plataforma de salto. A vítima foi extraída do parapente e içada para o alto do morro após ser imobilizada na maca.

Créditos: 2º Tenente BM Renan César Vinotti Ceccato – Ch. B5 3ºBBM

bombeiros-Blumenau-treinamento-Morro-Azul

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS