Força Aérea Brasileira faz inspeção no aeroporto de Lontras (SC)

Os voos, que fazem parte da etapa de liberação para o balizamento noturno, estavam sendo realizados na sexta-feira (14/01).

Uma aeronave realizando diversos voos entre os municípios de Lontras (SC) e Rio do Sul (SC) chamou a atenção na última sexta-feira (SC). O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) estava realizando a inspeção no balizamento do Aeroporto Helmuth Baumgarten em Lontras.

É uma das últimas etapas para a liberação de voos noturnos, prevista pela prefeitura de Rio do Sul para fevereiro. O objetivo é garantir qualidade e segurança para os voos no aeroporto e testar todos os equipamentos de auxílio à navegação aérea, aproximação e pouso no local.

Imagem: Google Maps, via FlightRadar24

O espaço é utilizado para a aviação civil e questões relacionadas à saúde, como transporte de pacientes e órgãos. Mas atualmente as aeronaves só podem pousar até o por do sol já que não tem o balizamento noturno aprovado, como é o caso do Aeroporto Quero Quero em Blumenau.

No ano passado, foram instalados dois Apapis, equipamentos de precisão que auxiliam o piloto no pouso. Um investimento de cerca de R$ 800 mil subsidiados através da Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública (Cosip) de Rio do Sul.

Foto: Susana Bartira W. Bilck Venturi [OBlumenauense]
Segundo a Infracea Aeroportos, “foi definido que a obra seria composta pela instalação de balizamentos noturnos embutidos, dois PAPI (Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão), de uma biruta iluminada e com painel solar, um farol rotativo, painéis verticais iluminados, iluminação do pátio, de uma rede de dutos e de sistemas de alimentação elétrica primário e secundário (gerador e baterias)”.

Foto: Susana Bartira W. Bilck Venturi [OBlumenauense]
“O mais interessante da obra, porém, é que todo o sistema de balizamento pode ser acionado de maneira remota pelo piloto da aeronave com seu rádio VHF à bordo, sem a necessidade de um operador no solo. Estabelece-se uma frequência para o acionamento e o piloto, quando se aproxima da pista para fazer o pouso, usa a mesma frequência para acender os balizamentos, que ficam ligados por um período de 15 minutos. É claro, o balizamento automático não invalida a opção manual; se for necessário, ainda é possível solicitar que um funcionário no local faça a ativação do modo padrão.”

Os nossos colaboradores do portal OBlumenauense, Susana Bartira e Belmiro Venturi, estavam passando pela região e registraram as imagens abaixo. No dia não havia um responsável para dar mais informações sobre o assunto.