segunda-feira, 25 outubro 2021
InícioEstadualFlorianópolis sedia etapa estadual do Parlamento Juvenil do Mercosul

Florianópolis sedia etapa estadual do Parlamento Juvenil do Mercosul

Dezessete estudantes do ensino médio de escolas públicas catarinenses apresentaram nesta terça-feira, 13, no Instituto Estadual de Educação (IEE), seus projetos de lei para o concurso Parlamento Juvenil do Mercosul. Esta é a terceira seleção para o Programa formado por estudantes dos países que integram o bloco — Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela.

As secretarias de Educação dos Estados e do Distrito Federal organizam estes encontros de quatro horas para selecionar os alunos. Serão escolhidos, inicialmente, três nomes de cada unidade federativa, para indicação ao MEC até o dia 15 de maio. Posteriormente, um aluno vencedor representará, até 2016, o Estado e o Brasil, perante e Câmara dos Deputados.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), os representantes vão discutir a formação política e cidadã da juventude, além de inclusão educativa, gênero, jovens e trabalho, participação cidadã e direitos humanos.

A coordenadora do programa na Secretaria da Educação de SC, Joseni Terezinha Frainer Pasqualine, explica que o objetivo é abrir espaços de participação para que os jovens troquem ideias, dialoguem e discutam temas que tenham uma profunda vinculação com sua vida. “A oportunidade de atuarem diretamente na política de nosso País é algo que deve e tem sido aproveitado por estes alunos”, disse.

Os três projetos selecionados terão um representante do sexo masculino, um do sexo feminino e um que represente a diversidade (negros, indígenas, moradores de comunidades populares, das áreas rurais ou com deficiência).

De 4 a 7 de junho, o MEC promoverá, em Vitória, Espírito Santo, o encontro nacional dos selecionados na etapa estadual. Será escolhido, então, um representante de cada Estado e do DF.

via Secretaria de Estado da Educação

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS