terça-feira, 18 maio 2021
InícioAnimaisFlorianópolis ganhará o maior centro de reabilitação de animais marinhos do país

Florianópolis ganhará o maior centro de reabilitação de animais marinhos do país

 

Por Ênio Novaes

Os animais marinhos resgatados em Santa Catarina que precisarem de reabilitação para retornarem ao habitat natural vão ganhar um local novo e especial no Parque Estadual do Rio Vermelho, em Florianópolis. O Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos será inaugurado às 10h desta quarta-feira (28/03/18).

A obra, executada pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos, terá 3 mil metros quadrados de área construída e poderá receber mais de 170 animais marinhos ao mesmo tempo.

O Centro será administrado Associação R3 Animal, uma das instituições executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos. Este será o maior local especializado em reabilitação e despetrolização de animais marinhos do Brasil.

Capacidade para receber 120 animais

Serão 12 piscinas, sendo uma para abrigar pinguins; outra para aves voadoras; golfinhos; lobos/leões marinhos e oito para uso misto. O Centro ainda contará com ambulatório, salas de estabilização, internação e isolamento, laboratório de análises clínicas, sala de necropsia, para o caso dos animais encontrados mortos, cozinha para preparação de alimentos para animais e área administrativa. Será possível receber 120 pinguins, 50 aves voadoras, dois leões/lobos-marinhos e um golfinho ao mesmo tempo.

O Centro atenta para a sustentabilidade e terá seu próprio sistema de tratamento de efluentes, captação de água da chuva e sistema de energia fotovoltaica.

Em caso de avistamento de animal marinho ferido ou morto, recomenda-se manter a distância, evitar aglomerações e acionar imediatamente a instituição, pelo telefone 0800 642 3341.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS