segunda-feira, 18 outubro 2021
InícioEventosFinlandês Hannu Palosuo expõe no Museu de Arte de Blumenau (MAB)

Finlandês Hannu Palosuo expõe no Museu de Arte de Blumenau (MAB)

 

 

 

Começa nesta quinta-feira (5/09/19) a 4ª Temporada de Exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB). Esta edição contará com a mostra “Além do sinal e da matéria”, do artista finlandês Hannu Palosuo. Com entrada franca, o evento que inicia a noite Multicultural, às 19h, contará com lançamentos de livros, declamações de poemas e apresentação musical.

A vinda dos trabalhos de Palosuo, foi fruto de uma parceria entre MAB e o crítico de arte e curador italiano Massimo Scaringella. O público poderá conferir uma série feita em lona grossa feitos especificamente para esta ocasião e que destacarão a instalação onírica e poética de sua pesquisa artística, refazendo neste caso memórias de sua infância. O finlandês dirige sua busca construindo seus trabalhos em vários níveis, uma espécie de janela aberta sobre metáfora e memória.

 

 

O artista aborda diferentes assuntos brincando com as imagens como se quisesse desenvolver todas as variantes expressivas possíveis, onde nenhuma jamais será a definitiva. Seus personagens sem rosto são personagens reais que faziam parte de sua vida ou sonhos que lembram uma vida ideal. Uma pergunta que o artista deixa pendente ao olhar do visitante.

Hannu Palosuo vive e trabalha entre Helsinque e Roma. Possui formação em Belas Artes pela Accademia dele Belle Arti di Roma e História da Arte, pela Universitá degle Studi “La Sapienza” di Roma. Possui exposições individuais apresentadas em espaços culturais, galerias e museus, na Alemanha, Argentina, Espanha, Estados Unidos, Dinamarca, Finlândia, Itália, Marrocos, Monaco e Uruguai.

A coleção será apresentada juntamente com as obras de talentos da Argentina, Itália, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. O evento começa com a tradicional conversa com os artistas.

O curador

Massimo Scaringella é curador independente de arte contemporânea e organizador de eventos culturais. Com mais de 30 anos de atividade na Itália e no Exterior, apresentou vários artistas italianos e estrangeiros, muitos deles pertencem à geração mais jovem, mas hoje já valorizados no cenário internacional.

Nascido em Roma em 1953, vive em Roma e Buenos Aires. Editou e colaborou em mais de 250 exposições de arte contemporânea em 40 países, em contato direto com as realidades locais de diferentes culturas e seu panorama contemporâneo, criando uma ponte de intercâmbio entre a arte italiana e do resto do mundo. Em particular modo com a América Latina, onde por anos contribui com os principais centros dedicados à arte contemporânea. Foi diretor artístico da 4ª edição da Bienal do Fim do Mundo 2014/2015.  Em 2017, foi nomeado curador do Pavilhão Nacional da Costa do Marfim, na 57ª Bienal Internacional de Arte de Veneza.

Saiba mais

Abertura da 4ª Temporada de Exposições no MAB

Quando: quinta-feira (5)

Horários:

  • 19h: conversa com os artistas expositores
  • 20h: abertura da 4ª Temporada de Exposições do MAB, lançamento de livros, declamação de poemas e apresentação musical
  • Visitas: até 24 de outubro, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h
  • Visitas mediadas: podem ser marcadas pelo telefone 3381-6176
  • Classificação indicativa de idade: Livre
  • Entrada franca

Expositores

  • Não é possível voltar o relógio, de Hannu Palosuo (Finlândia)
  • Sinfonia do espaço, de Jorge Miño (Argentina)
  • Além do sinal e da matéria, de Alex Caminiti (Itália)
  • Sanagê Pele e Osso, de Sanagê (DF)
  • Entre o mundo maravilhoso e fabulações, de Andréa Brächer (RS)
  • Hipótese Gaia, do Coletivo Duas Marias (PR)
  • Ilhas levadiças, de Jan M.O. (SC)

Lançamento de livros

  • “Um olhar sobre fatos históricos”, de autoria de Álvaro Correia
  • “Cadê minhas pintinhas”, de Maria de Lourdes Scotini Heiden

 

Com informações de Sérgio Antonello

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS