quarta-feira, 19 janeiro 2022
InícioGeralFinalmente a prefeitura lança um projeto para resgatar a identidade cultural da...

Finalmente a prefeitura lança um projeto para resgatar a identidade cultural da Rua XV de Novembro

Fotos: Marcelo Martins

Finalmente a prefeitura tomou a iniciativa de resgatar a identidade cultural da Rua XV de Novembro, Centro de Blumenau, cartão postal de nossa cidade. Os novos edifícios sufocam as construções com seu estilo arquitetônico registrado pelas câmeras fotográficas de muitos turistas.

 

 

Além da principal via da cidade, o projeto desenvolvido pela Gerência de Patrimônio Cultural Edificado, vai abranger as ruas Curt Hering, Capitão Euclides de Castro e parte da Marechal Floriano Peixoto. Inicialmente a intenção é fomentar um trabalho de conscientização entre os comerciantes, através de uma cartilha didática.

O material informativo trará parte da história da Rua XV de Novembro e dos primeiros colonizadores que construíram as pioneiras edificações na extensão da via, mostrando o quanto esta rua representa para a história do município.

A alta rotatividade dos comércios locais, acaba ajudando na perda dos valores culturais característicos, que desde a época da Colônia Blumenau foram se estabelecendo por toda via. Com a ascensão dos lindeiros, que não respeitaram a lei vigente e nem foram devidamente fiscalizados pela prefeitura, acabou se disseminando um padrão visual de forte apelo publicitário.

Somente após este trabalho de conscientização serão tomadas medidas administrativas, que recomendem os lindeiros a se adaptarem aos parâmetros arquitetônicos e publicitários. “É fundamental criar ações de conscientização entre os comerciantes para que características arquitetônicas sejam preservadas”, considera o diretor de planejamento urbano, Roger Schreiber.

 

 

Além da superexposição em publicidades, a Sedur também se preocupa com a questão da disposição de letreiros luminosos, cartazes, produtos expostos na parte externa do comércio, além das caixas de sons propagando e a questão da pintura desconforme.

Esse projeto poderia se estender para todo município, quem sabe com forte apoio da comunidade. Mas a prefeitura também precisa fazer a sua parte estimulando os proprietários de construções antigas, seja através de benefícios tributários, ou apoio para o restauro. Desenvolver e entregar as cartilhas, é a parte mais fácil, de qualquer forma muito importante para se ter uma referência.

Acesse a cartilha clicando aqui.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS