Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Fim do inverno com temperatura baixa até terça-feira (22/09) em Santa Catarina

 

 

 

Foto (arquivo): Rafael Ferreira

 

Uma nova frente fria deve passar por Santa Catarina no sábado (20/09/20), provocando variação de nuvens e chuva isolada na tarde e noite, especialmente no Litoral e Vale do Itajaí. Apesar do sistema frontal ser de fraca intensidade, a massa de ar frio que o acompanha é mais intensa e provoca declínio acentuado da temperatura em todo o estado. Entre domingo e terça-feira (20 e 22), a previsão é de tempo firme e frio com sol em todas as regiões, e condição de geada nas áreas altas (acima de 700/800m) no Planalto Sul.

De acordo com o calendário astronômico, a primavera começa oficialmente às 10h31 do dia 22 de setembro. É quando ocorre o equinócio de Primavera no Hemisfério Sul, em que dia e noite tem a mesma duração de horas, pois os dois hemisférios da Terra encontram-se igualmente iluminados pelo sol. Depois disso, os dias começam a ser mais longos do que as noites. Na quarta-feira (23), o friozinho começa a ir embora e a temperatura volta a subir no estado.

A primavera é uma das estações mais chuvosas do ano, no entanto neste ano de 2020 a previsão é de chuva próxima a abaixo da média climatológica para o trimestre (set/out/nov) em Santa Catarina. Nesses meses, a chuva deve ocorrer com irregularidade no tempo e no espaço, com possibilidade de dias consecutivos sem precipitação, devido à configuração do fenômeno La Niña. Com relação a temperatura, espera-se uma primavera mais quente do que o normal. Ressalta-se que esta previsão climática será atualizada até o fim do mês de setembro.

 

Grupo Telegram
Grupo WhatsApp
Tags ,

Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

Posts relacionados

Top