sábado, 4 dezembro 2021
InícioEventosFim de semana acontece a primeira edição da Feira Medieval de Blumenau

Fim de semana acontece a primeira edição da Feira Medieval de Blumenau

 

 

 

As feiras medievais contemporâneas se tornaram um local onde por um breve momento é possível vivenciar de forma lúdica e interativa um pequena parcela do que teria sido a Idade Média, e claro, confraternizar entre amigos.  Esses eventos já existem no Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo.

Com o objetivo de incluir Santa Catarina nesse tipo de evento, foi criada em fevereiro desse ano, a *Guilda de Recriações Medievais Vale de Danann. Neste fim de semana, acontece a 1ª Feira Medieval de Blumenau (Mittelalterliche Messe von Blumenau), reunindo atrações como lutas medievais, palestras, expositores, guildas convidadas, feirantes, música, dança, entre outras ligadas ao tema.

O evento inicia às 8h30min deste sábado (15/06/19) no auditório da biblioteca da Furb, onde acontecerá uma mesa redonda e conferência, com o professor Álvaro Bragança Júnior, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O tema será “Medievo, Medievalidade e MittelAterrezeption: Entre a história pública, o entretenimento e as funções sociais da história”.

Todo resto da programação será realizada no Clube de Caça e Tiro Concórdia, localizado na Rua Euclides da Cunha, nº 533, no bairro Velha, em Blumenau. A Feira medieval começa às 13h30min; depois tem as apresentações das Dança Ritual “Sami Song” (Madhavath Botogoske) às 16h; Dança Tribal Battle Maiden (Keila Fernandes), Banda Mandala Folk às 18h; Performance Mi O pecado do Amor (Heitor Valadares) às 19h30min; e o encerramento com Contos ao Redor da Fogueira (Eduardo Metzger).

A primeira atividade no domingo (16) será às 10h30min com a Dança Ritual Bem-Vindo à Fólkvangr (Madhavath Botogoske). Em seguida, às 11h30min, tem oficina de Dança Medieval; às 13h apresentação de Dança: A Canção das Fadas (Keila Fernandes); apresentação de Dança do Ventre (Cia de Danças Árabes), às 15h animação com a Banda Mandala Folk e por fim às 19h “Perfomance Falk’s, a serpente!”.

Os ingressos variam entre R$ 17,50 e R$ 90. Para ver as opções (lado direito da tela) e comprar, você pode clicar aqui.

Na Europa esses festivais estão consolidados e atraem milhares de curiosos, apaixonados e estudiosos do tema. Atualmente a corrente folk também vem ganhando força no Brasil e a cada ano novos eventos medievais surgem e outros vão se firmando cada vez mais. Dentre estes eventos podemos citar o Medieval Market que que acontece em Curitiba (PR) e reúne referências à povos da Idade Média para trazer o melhor que o período medieval tinha: música, artesanato, dança, teatro, a comunhão com a natureza, culinária típica de diversos países e muita beleza.

* Guilda – associação que agrupava, em certos países da Europa durante a Idade Média, indivíduos com interesses comuns (negociantes, artesãos, artistas) e visava proporcionar assistência e proteção aos seus membros.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS