domingo, 26 setembro 2021
InícioAnimaisFilhote de baleia da espécie cachalote é encontrado morto em praia de...

Filhote de baleia da espécie cachalote é encontrado morto em praia de Garopaba (SC)

De acordo com especialistas, o animal provavelmente tinha se afogado quando encalhou na faixa de areia. Entenda melhor o que aconteceu.

Fotos: Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos, na Udesc, em Laguna (SC)

Um filhote de baleia da espécie cachalote foi encontrado morto no sábado (26/12/20) em Garopaba, no Sul de Santa Catarina. A fêmea, com 3,72 metros de comprimento e 507,9 quilos, estava encalhada na faixa de areia da Praia da Ferrugem. Ela não apresentava hematomas e nem marcas de rede de pesca.

O animal foi recolhido e analisado pela equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). A necropsia mostrou a presença de um edema pulmonar significativo.

Os indícios levam a crer que a causa da morte foi por afogamento. Mas ainda é preciso esperar o resultado da análise microscópica dos tecidos, que só deve chegar em aproximadamente dois meses.

Como nós humanos, as baleias também são mamíferos. Elas sobem até a superfície para inspirar oxigênio, e quando estão submersas, ficam sem respirar. Além de terem enormes pulmões, eles também são mais eficientes que os nossos porque aproveitam cerca de 90% do oxigênio inalado. Isso se deve ao fato de terem mais hemácias no sangue e mais mioglobina nos músculos.

Quando estão fora da água e sob efeito da gravidade, o peso do corpo comprime a circulação em órgãos vitais, como fígado, coração e pulmões. Sem conseguir respirar e transportar oxigênio para as células do corpo, o animal não resiste e acaba morrendo.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS