quinta-feira, 2 dezembro 2021
InícioGeralA "filha viva" da antiga figueira em frente da prefeitura

A “filha viva” da antiga figueira em frente da prefeitura

Bonsai-Figueira-Soni_05

Fotos: Soni Robinson Witte

Nesta sexta-feira (5), será plantada novamente uma figueira na praça Victor Konder, em frente da prefeitura. Mas o nosso colaborador Soni Robinson Witte tem uma “filha” da antiga, que morreu. Isso mesmo, é um bonsai de uma muda que ele extraiu quando ela ainda estava viva. Veja que história interessante.

Soni me disse que sempre foi um observador e admirador da fauna e flora. Quando passava embaixo da figueira, admirava a sombra que ela proporcionava, os pássaros, com suas múltiplas cores e melodias. Em 2005, quando passava por ela, encontrou entre as pedras do piso, embaixo da figueira, uma belíssima muda. Para evitar que a equipe da manutenção a arrancasse, Soni a retirou e fez dela um bonsai.

Depois de algum tempo, ele percebeu que as folhas da figueira estavam caindo e não brotavam mais novas. Ele comentou o fato ao Diretor da Defesa Civil na época (e continua sendo), Telmo Duarte. Juntos, observaram por alguns dias o que estava acontecendo. O Telmo avisou a Faema, que foi fazer uma vistoria e chegaram ao diagnóstico de que ela estava morrendo.

Foram tentados alguns tratamentos, mas parece que já estava mesmo condenada. Outro fato curioso, é que os técnicos da Faema na época, acharam um outro broto que estava crescendo no local.  Eles até demarcaram o local dessa nova muda da figueira, que agora crescia. Mas vândalos a arrancaram. Soni soube da notícia por um colega de trabalho, quando chegava ao serviço de manhã. Ele foi lá, e registrou o acontecido com tristeza, mas por carinho e sorte ele guardo um exemplar em bonsai , que hoje está com 9 anos.

Bonsai-Figueira-Soni_13

Então graças ao Soni, Blumenau ainda guarda uma lembrança viva, em miniatura, da centenária figueira da praça da prefeitura. E se uma muda dessa mesma árvore fosse plantada amanhã no lugar da antiga? Abaixo, você confere algumas fotos.

Bonsai-Figueira-Soni_10
O que restou da figueira, depois que ela teve que ser cortada.

Bonsai-Figueira-Soni_09

Bonsai-Figueira-Soni_09a
No meio das raízes podres, crescia uma pequena muda da figueira. A foto é de 2010, depois que o Soni já tinha o bonsai há 5 anos.

Bonsai-Figueira-Soni_02
Utilizando a técnica do bonsai, Soni plantou a planta quando ainda estava de pé, para que crescesse pequena, dentro de um vaso.

Bonsai-Figueira-Soni_01

Bonsai-Figueira-Soni_04

Claus Jensenhttp://www.oblumenauense.com.br
Trabalhei com publicidade há mais de 30 anos, fiz teatro durante 8, apresentei programa de televisão outros 5 e sou blogueiro desde 2007. Mas minha maior paixão é a família, e claro, essa fascinante Blumenau.

MAIS LIDAS