Fila de espera para vagas em creches municipais diminui em 61,7%, mas ainda faltam 994

Segundo a Secretaria de Educação de Blumenau, em 2020 esse número era de 2.600.

Foto: Eraldo Schnaider

A Secretaria de Educação (Semed) de Blmenau comemorou um resultado inédito da redução da fila de espera por vagas nas creches municipais, para crianças de zero até 4 anos. A redução em 2021 foi de 61,7% em comparação ao ano passado. Historicamente Blumenau apresentava uma média de cinco mil crianças aguardando vaga.

A Secretária de Educação, Patrícia Lueders, relembra que nos últimos dois anos o número decaiu. “Desde 2019, conseguimos diminuir a quantidade de crianças na fila de espera para 2.600 e hoje está em 994 vagas, devido à compra e otimização de vagas feita pela Semed”, afirma.

Vale ressaltar que as vagas em creche são oferecidas em período integral para os pais e/ou responsáveis que comprovem que trabalham integralmente em horário comercial, e na pré-escola o período é parcial.

O Edital de Credenciamento de Instituições Educacionais Privadas, para compra de vagas por parte da Prefeitura, para atender crianças de zero a três anos, foi lançado no início de 2020. “A compra destas vagas foi um grande avanço para Educação Infantil, além de proporcionar uma diminuição considerável da fila”, conta Patrícia Lueders.

Confira a quantidade de crianças na fila de espera:
– 0 a 1 ano: 247
– 1 a 2 anos: 455
– 2 a 3 anos: 204
– 3 a 4 anos: 88