Milhões de trabalhadores que acompanham o saldo do FGTS pelo celular vão ganhar uma nova alternativa para sair do vermelho. A partir de 25 de maio de 2026, será possível consultar quanto do fundo poderá ser usado na renegociação de dívidas pelo Novo Desenrola Brasil, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
A nova modalidade permitirá utilizar até 20% do saldo do FGTS ou até R$ 1 mil — prevalecendo o maior valor — para quitar ou reduzir débitos em atraso. A expectativa do governo federal é movimentar até R$ 8,2 bilhões com a medida.
A adesão ocorrerá diretamente pelas instituições financeiras, após autorização do trabalhador no aplicativo do FGTS. Depois da renegociação, a Caixa Econômica Federal fará o repasse dos valores aos bancos responsáveis pelas dívidas. O prazo estimado para conclusão das operações é de até 30 dias após a consulta do saldo disponível.
Dez dias após o lançamento do Desenrola 2.0, a liberação do FGTS ainda não começou porque a Caixa adapta os sistemas e define os procedimentos operacionais que serão usados pelas instituições financeiras.
Além da renegociação de dívidas, o governo anunciou uma nova rodada de liberação de recursos do saque-aniversário. Mais de 10,5 milhões de trabalhadores receberão, em 26 de maio, valores residuais do fundo liberados desde o fim do ano passado.
O desbloqueio adicional estimado é de R$ 8,4 bilhões e beneficiará trabalhadores demitidos sem justa causa entre 2020 e 2025. Os depósitos serão feitos automaticamente nas contas cadastradas no aplicativo do FGTS.
Como vai funcionar
O trabalhador poderá usar até 20% do saldo do FGTS ou até R$ 1 mil, prevalecendo o maior valor. Será necessário autorizar, pelo aplicativo do FGTS, o acesso das instituições financeiras aos valores disponíveis.
O uso do fundo só ocorrerá após a renegociação da dívida dentro do programa. Não será necessário comparecer às agências da Caixa para concluir a operação.
Poderão ser usados recursos de contas ativas e inativas do FGTS, com prioridade para contas inativas.
Quem pode aderir
Poderão participar trabalhadores com renda mensal de até R$ 8.105. As dívidas elegíveis incluem cartão de crédito, cheque especial e Crédito Direto ao Consumidor (CDC).
O uso do FGTS suspenderá temporariamente novos saques anuais e antecipações do saque-aniversário até a recomposição do saldo.
Saque residual
O crédito residual será pago em 26 de maio para cerca de 10,5 milhões de trabalhadores.
A medida atende quem aderiu ao saque-aniversário e foi demitido sem justa causa entre 2020 e 2025. Permanecerão bloqueados apenas valores vinculados a contratos de antecipação ainda ativos.
Atenção ao saldo
Antes de 25 de maio, parte do saldo poderá deixar de aparecer temporariamente no aplicativo do FGTS. Segundo o MTE, a alteração ocorrerá por causa do processamento interno necessário para liberar os recursos.
Depois da atualização, os valores residuais do saque-aniversário serão depositados automaticamente nas contas cadastradas pelos trabalhadores. No celular, muitos vão descobrir que o FGTS agora poderá servir não apenas como reserva, mas também como saída para as dívidas acumuladas.





