Festival Nacional de Danças Folclóricas de Blumenau voltará em abril de 2022

As inscrições já estão abertas para participação de grupos de todo Brasil. Além das apresentações, o Festfolk terá mesas de palestras e debates sobre folguedos e oficinas na área.

Festival Nacional de Danças Folclóricas de Blumenau – Festfolk – está de volta. Depois de um longo período em suspenso, devido a dificuldades financeiras para a sua realização, o evento voltará a acontecer entre os dias 21 e 24 de abril de 2022.

O evento é uma parceria entre o Inarti – Instituto de Artes Integradas de Blumenau e a Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais da Prefeitura Municipal, que contam com apoio de empresas da região dispostas a investir na arte folclórica brasileira e em promover o nome de Blumenau no cenário cultural e turístico nacional.

De acordo com a presidente do Inarti, a professora Maria Teresinha Heimann, “o Festfolk nasceu da ideia de divulgar para a cidade de Blumenau a cultura folclórica brasileira. Assim, o maior mérito desse festival, é justamente a propagação da consciência da necessidade de se defender os registros de arte mais puros do povo”.

Continuando, a professora afirma que o Festfolk “é capaz de reunir, fomentar e valorizar a participação dos grupos de danças folclóricas de todo o país, focando a representatividade de cada estado, a diversidade cultural e favorecendo a troca de conhecimentos, colaborando para a formação de plateias futuras e para a construção da verdadeira brasilidade”.

Além de reunir as famílias, grupos étnico e de cultura popular, organizados de todo o Brasil e apresentá-los ao público gratuitamente, a 14ª edição do Festfolk contará com mesas de palestras e debates sobre folguedos e oficinas de danças folclóricas, possibilitando trocas de experiências entre os participantes dos mais diversos pontos do país.

O secretário de Cultura e Relações Institucionais de Blumenau, Rodrigo Ramos, e a professora Teresinha Heimann são unânimes em afirmar “felicidade em retomar este evento, que durante alguns anos não se fez presente no calendário de eventos da cidade, apenas pela falta de recursos para a sua realização”.

Detalhes sobre inscrições e participações dos grupos podem ser obtidas no site do Inarti: www.inarti.gov.br.