Festa julina em escola municipal com música de raiz sertaneja e casamento caipira dos professores

Festa-Julina_EBM-Leoberto-Leal_13-7-16_14

 

Texto: Claus Jensen | Fotos e entrevista: Mayara Gabriele Martins

Na tarde desta quarta-feira (13/7/16) aconteceu mais uma tradicional Festa Julina na Escola Básica Municipal Leoberto Leal, localizada na Rua Johann Sachse, nº 2.602, bairro Salto Norte. Sobrou alegria e música junina apresentada pela fanfarra do colégio no casamento caipira encenado pelos professores. O evento estava sendo coordenado pela professora Isabel de Abreu e contou com toda uma equipe bem envolvida na tarefa.

 

Festa-Julina_EBM-Leoberto-Leal_13-7-16_08

 

Durante cerca de dois meses foram realizadas várias reuniões para planejar todos os detalhes. Um dos objetivos era resgatar a tradição da festa junina através de músicas com raízes sertanejas, como por exemplo Fuscão Preto (Trio Parada Dura) e Moreninha Linda (Tonico e Tinoco).

Aliás música boa não faltou. Alunos se apresentaram tocando instrumentos como violão e até teve a participação de pais com sanfona e teclado. Um detalhe era em especial chamou a atenção na festa: jurados! Isso mesmo. Porque até outubro está ocorrendo uma gincana interna na escola, em que todas as atividades desenvolvidas acabam valendo alguma pontuação.

Então contou pontos vir com trajes caipiras e os detalhes da decoração que envolveram crianças e adolescentes desde o pré até o nono ano. Foram desde as bandeirinhas, estandartes, decoração de portas e até na quadra de esportes.

 

 

A diretora Cinara Cheffe, estava radiante com o resultado. “Saí da escola por volta das 19h com a sensação de dever cumprido. É muito gratificante ver os adolescentes e crianças felizes. Eu amo o que faço! Acho que é por isso que as coisas acontecem em nossa vida”, comentou.

Segundo Cinara, o lucro obtido na venda de pastéis e os ingressos da pescaria e cama elástica; será totalmente revertido para investir na escola. “Nós acabamos de construir uma nova cozinha para os funcionários e fizemos uma feijoada para arrecadar dinheiro e sanar dívidas com a construção. Mas não conseguimos quitar tudo. Por exemplo, esse dinheiro da festa será usado para pagar um eletricista, a parte elétrica e os vidros na janela. A antiga cozinha já tinha 45 anos e estava caindo. Por isso fomos obrigados a desmanchar e fazer uma nova. É só estabelecendo metas e indo atrás delas que conseguimos realizar ações”, diz a diretora confiante no retorno.

Hoje a Escola Básica Municipal Leoberto Leal atende 1.030 alunos e contra com 90 profissionais. Cheffe destaca o trabalho de todos que fazem parte dessa grande equipe, não se furtam a ajudar sempre que for preciso. Ela lembra que basta um não querer fazer para as coisas não andarem direito. Cinara também agradeceu ao Michael e a Mayara,  da empresa MC Sonorização, que sempre apoiam o trabalho na escola através do serviço de som.

 

Festa-Julina_EBM-Leoberto-Leal_13-7-16_10

Festa-Julina_EBM-Leoberto-Leal_13-7-16_01

Festa-Julina_EBM-Leoberto-Leal_13-7-16_04

Festa-Julina_EBM-Leoberto-Leal_13-7-16_03

Festa-Julina_EBM-Leoberto-Leal_13-7-16_05

Festa-Julina_EBM-Leoberto-Leal_13-7-16_11

Festa-Julina_EBM-Leoberto-Leal_13-7-16_12

Festa-Julina_EBM-Leoberto-Leal_13-7-16_15

Festa-Julina_EBM-Leoberto-Leal_13-7-16_09

Festa-Julina_EBM-Leoberto-Leal_13-7-16_07

Festa-Julina_EBM-Leoberto-Leal_13-7-16_06

Festa-Julina_EBM-Leoberto-Leal_13-7-16_13