Nesta terça-feira (4/4/17) iniciou o Circuito Abit/Texbrasil no Teatro Carlos Gomes, com o tema “A indústria 4.0 no Contexto do Setor Têxtil e de Confecção”. O presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Fernando Valente Pimentel, intermediou o painel que discutiu as “Políticas públicas voltadas à indústria 4.0”, com participação do secretário de Inovação do MDIC e da chefe do Departamento de Bens de Capital, Mobilidade e Defesa do BNDES. A sede da entidade fica no Rio de Janeiro (SC).
O evento será promovido pela Abit com o patrocínio da Fiesc-Senai, Sintex e SCMC e apoio da Associação Brasileira de Químicos e Coloristas Têxteis (ABQCT), do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Brusque, Botuverá, Guabiruba e Nova Trento (SindiVest) e do Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem de Brusque, Botuverá e Guabiruba (Sifitec).
Conversamos com Pimentel sobre o contexto que envolve a Indústria 4.0 e também sobre como o governo pode ajudar o setor têxtil, tão forte na nossa região, com políticas que promovam o desenvolvimento. A entrevista feita por Claus Jensen foi no palco do auditório Heinz Geyer, mas a captação do áudio ficou um pouco baixa.