A correria das manhãs deve dar uma trégua em Blumenau a partir da próxima segunda-feira, dia 20 de julho (2026). Com o início das férias da Rede Municipal de Ensino, salas de aula ficam vazias, o trânsito costuma ganhar um pouco mais de fôlego e a demanda pelo transporte coletivo tende a cair. Para estudantes, é tempo de descanso. Para professores e demais profissionais da educação, uma pausa antes da reta final do ano letivo.
O recesso segue até o dia 31 de julho e envolve 38.796 estudantes matriculados na rede municipal, além de 5.183 profissionais da educação que atuam nas escolas e nos serviços ligados à Secretaria Municipal de Educação.
Durante esse período, também ficam suspensas as atividades dos programas e espaços complementares vinculados à Secretaria de Educação. Todos os atendimentos serão retomados no dia 3 de agosto, quando as aulas voltam normalmente em todas as unidades da rede.
Além de reorganizar a rotina das famílias, as férias escolares costumam ter reflexos no dia a dia da cidade. Com menos deslocamentos para as escolas, o fluxo de veículos tende a diminuir nos horários de pico e a procura pelo transporte coletivo também pode ser menor, o que, em alguns períodos, leva à redução no número de viagens.
Depois de quase duas semanas de pausa, a movimentação volta às escolas no dia 3 de agosto, quando alunos, professores e equipes retomam as atividades do segundo semestre letivo.





