quinta-feira, 2 dezembro 2021
InícioEventosFenatib homenageia quem tornou possível a realização do evento

Fenatib homenageia quem tornou possível a realização do evento

 

Por Claus Jensen

Na noite de quinta-feira (5/04/18), as empresas que apoiaram a realização da 21ª edição do Fenatib foram homenageadas com um troféu. O Festival Nacional de Teatro Infantil tem como principal organizadora, Maria Teresinha Heimann, do Instituto de Artes Integradas de Blumenau (Inarti), vinculado à Fundação Cultural de Blumenau (FCB).

 

 

O evento fechado aconteceu em uma sala do Centro Cultural 25 de Julho. Logo na entrada, os convidados eram recepcionados pelo mascote do Fenatib e o artista Beto Malabares, que se equilibrava em pernas de pau.

Durante a cerimônia, foi destacada a importância dessa parceria entre empresas e o poder público. Teresinha Heimann e Rodrigo Ramos, presidente da FCB, fizeram uso da palavra. Após a entrega dos troféus, foi servida um coquetel. OBlumenauense, cobriu o evento e conversou com alguns dos patrocinadores.

“Todo evento que aprovamos pela lei Rouanet é sempre uma grande batalha para captar os recursos. O Fenatib já é uma marca consagrada e representa uma movimentação, não só das empresas, mas das próprias crianças”. lembra Teresinha. “Não depende só da capacidade de liberação de recursos, mas do seu retorno, que permita dar os 4% do imposto, para os investimentos culturais”.

Ela destaca que reunir antecipadamente 12 mil crianças no festival, prova a credibilidade do evento, a seriedade do projeto com a parceria das empresas locais. Além disso, também a própria credibilidade das crianças na formação para o teatro.

“Eu entendo que o festival de teatro para crianças e jovens, como nós chamamos hoje, embora permaneça o nome Fenatib, se estendeu para esses públicos naturalmente. Não é só mais a criança que vai, são os jovens, adolescentes, pais e avós. Nas apresentações da noite, a proporção é de três adultos para uma criança” finaliza Teresinha.

 

Marco Antonio Siewert Cornetet, diretor da Benner Sistemas

 

Marco Antonio Siewert Cornetet, diretor da Benner Sistemas, disse que a empresa faz questão de fomentar a questão artística em Blumenau. “Há tempos atrás também patrocinamos um evento de blues e acredito que esta já é a sexta edição do Fenatib que apoiamos. O evento motiva crianças e até adultos, com suas histórias bem montadas, que permitem uma experiência com sotaques e costumes de diferentes regiões do Brasil. Além das peças, tem as oficinas, que permitem uma troca de experiências para quem está inserido no meio teatral”.

O executivo lembra que fazer peças para adultos já é um desafio, para crianças então, mais ainda. “Porque elas tem que ser fáceis de compreender e assim ter uma mensagem interessante, despertando a criatividade. A Benner é uma empresa de TI, então é bit e byte, 0 e 1, algo um pouco frio. Para nós é uma imensa alegria patrocinar e apoiar esses eventos culturais na comunidade de Blumenau. As crianças se desenvolvem através da criatividade, matéria prima para nós que trabalhamos com informática”, conclui Cornetet.

 

Morgan Oenning, gerente da agência Bradesco Prime

 

O Banco Bradesco também apoiou o evento que hoje já é destaque nacional. A empresa estava representada pelo gerente da agência Prime, Morgan Oenning. “O banco apoia eventos dessa natureza, já que hoje tem um trabalho importante na educação infantil através da Fundação Bradesco, uma entidade que colabora há mais de 60 anos por uma educação de qualidade. Além do Fenatib, um evento consolidado que está na 21º edição, apoiamos outros em Blumenau, como é o caso da Oktoberfest”, finaliza o blumenauense Oenning.

 

Fauzi Abdel Aziz, gestor Financeiro e Contábil da Cia Hemmer

 

Fauzi Abdel Aziz, estava representando uma empresa centenária, que assim como o Fenatib, nasceu em Blumenau. “A Cia Hemmer sempre incentivou e ajudou as instituições do município, principalmente os vinculados à iniciativa pública, como os da prefeitura e do Teatro Carlos Gomes. Não é a primeira que participamos, e acreditamos que essas ideias inovadoras, plantam uma sementinha nas futuras gerações, desde a criança até o jovem”, finaliza o Gestor Financeiro e Contábil da empresa.

 

Rodrigo Ramos, presidente da Fundação Cultural de Blumenau

 

O presidente da Fundação Cultural de Blumenau, Rodrigo Ramos, lembrou da importância que a entidade tem, como agente desenvolvedor para que as políticas públicas aconteçam. “Uma dessas ações é a formação de plateia, como a do teatro. Nada melhor do que um evento consolidado como o Fenatib e sua trajetória de duas décadas. Esses projetos só funcionam com parceria pública-privada. A sociedade civil através das empresas, quando apostam em uma cidadania mais crítica e juventude pensante, sabem que a transformação da sociedade se dá através da cultura. Temos imensa gratidão pelo apoio de todas essas instituições privadas, não só para os eventos da fundação, como de outros segmentos culturais. Aproveito para agradecer ao apoio do Inarti através da professora Teresinha Heimann, que é a grande motivadora desse processo, ao lado da Fundação Cultural. Todo mundo que apoia, assim como o próprio OBlumenauense, se faz valer desse processo de transformação na sociedade”, finaliza Ramos.

 

Elisete Beck, diretora do Teatro Carlos Gomes

 

Marcia Stoffel, Cromix

 

Giselle Daiane Jaques Hammermeister, Blu Bordados

 

Henrique Schroeder, diretor da Tarpan

 

Maria Ignêz Keske, da WK Sistemas

 

Luciano Helmann, diretor financeiro da 43 S/A Gráfica e Editora

 

Liria Missfeld, Analista de Marketing da Altenburg Indústria Têxtil

 

Agrosul Catarinense Ltda, Paulo Escaleira da Silva recebeu o troféu representando a empresa

 

Edson Annuseck, da Cartondruck

 

Fauzi A. Aziz, da Cia Hemmer

 

Marco Antonio Siewert Cornetet, diretor da Benner Sistemas

 

Edson Cruz, assessor da diretoria do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul)

 

Cristian Diego Ruediger, RH Baumgarten

 

Janaina Schaefer, Texneo-Farbe

 

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS