Feira de trocas estimula o consumo sustentável em Blumenau

 

Por Martha Kienast

O total de Resíduos Sólidos Urbanos gerados no Brasil em 2016 aumentou 1,7% em relação ao ano anterior, segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais. Para evitar que a quantidade de lixo cresça ainda mais, Blumenau contará com uma Feira de Trocas. A comunidade pode selecionar seus objetos de decoração, livros, jogos e brinquedos, que estejam em bom estado de conservação, para fazer a troca por novos materiais.

A entrega dos objetos iniciou nesta segunda-feira (22/5/17) nas unidades da Escola Barão do Centro, Victor Konder e Jardim Blumenau. Já a Feira de Trocas será realizada no dia 10 de junho, das 9h30min às 16h30min, durante a festa junina, na unidade da Barão localizada no Centro.

Os participantes terão até o dia 8 de junho para realizar a entrega dos materiais. No ato, a pessoa irá receber uma Moeda Solidária que será utilizada no dia da Feira de Trocas para a retirada de outro objeto que esteja exposto no local.

 

 

“O valor é de um para um, ou seja, cada objeto vale uma moeda. Com exceção para os materiais em miniatura, que deverão ser reunidos em seis peças para que sejam trocados por uma moeda”, explica o professor José Sommer, responsável pelo Barão Ambiental, um braço das ações de sustentabilidade propostas pela Escola. Os organizadores pedem apenas que os participantes prestem atenção se os livros, brinquedos e utensílios de decoração estão em bom estado de conservação e limpos.

A Feira de Trocas é promovida pela Escola Barão como estímulo ao consumo consciente e à sustentabilidade. A primeira edição foi realizada em 2016. Foram doados 630 itens, sendo que quase 500 foram trocados pelos participantes.