quarta-feira, 1 dezembro 2021
InícioGeralFechado em agosto de 2013, a reabertura do Complexo Aquático da FURB...

Fechado em agosto de 2013, a reabertura do Complexo Aquático da FURB completa 5 meses

Foto: André Luiz Bonomini
Foto: André Luiz Bonomini

O Complexo Aquático da Universidade Regional de Blumenau (FURB) completou na última segunda-feira (15/9) cinco meses de funcionamento desde a reabertura em abril deste ano. Fechado em agosto de 2013, o local passou durante oito meses por reformas que incluíram a recolocação do revestimento interno das piscinas, reforma dos banheiros e vestiários e a instalação de novos aquecedores e motobomba.

Segundo o chefe da Divisão Administrativa do Campus (DAC), Mário Tachini, desde a reabertura do espaço não houve mais registros de problemas preocupantes na estrutura e funcionamento do Complexo, apenas pequenos contratempos por conta do aquecedor das piscinas, rapidamente corrigidos.

As melhorias na estrutura do Complexo foram aprovadas por quem a utiliza quase que diariamente para a prática da natação e de exercícios aquáticos. Marcelo Brandão, aluno há um ano do Programa de Educação Permanente (PROEP) da Instituição, é um exemplo. Segundo ele, “a estrutura após a reforma ficou excelente, já frequentei outras piscinas e digo que esta, para mim, é a melhor da cidade”.

O aluno do 11º semestre do curso de Engenharia Química da Universidade, Jefferson Lopes, usuário da piscina para a prática de natação, também avaliou positivamente as reformas do espaço, considerando-as significativas se comparadas ao período anterior a agosto de 2013. “Anteriormente, sempre tínhamos problemas com azulejos soltos e áreas interditadas para uso. Agora, depois das obras, ficou muito melhor e mais confortável”, diz.

A professora Patrícia Neto Fontes, do curso de Educação Física da Instituição, também aprovou as reformas feitas no local. Segundo ela, “as reclamações são muito poucas, apenas a quantidade de chuveiros no banheiro masculino é uma demanda. Fora isto, tudo está tranquilo”, diz.

O local

O Complexo Aquático da FURB (Bloco W, Campus 1) foi inaugurado em 26 de setembro de 2007 e conta com duas piscinas, uma de 25 metros (semiolímpica) para a prática desportiva e outra menor (9m X 7m), para fisioterapia e hidroginástica, ambas com sistema de aquecimento.

Problemas no revestimento interno das piscinas fizeram com que em agosto de 2013 o Complexo fosse fechado para reformas. Durante a obra, as atividades do espaço foram suspensas e os acadêmicos do curso de Educação Física da Universidade prosseguiram as aulas da graduação na piscina da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Blumenau.

Além das aulas do curso de Educação Física da Universidade, o Complexo Aquático da FURB é utilizado também pelos alunos da Escola Técnica do Vale do Itajaí (ETEVI). Também têm acesso ao espaço os associados da Associação dos Servidores da FURB (ASEF) e Associação dos Professores da FURB (APROF).

O Complexo também é aberto a pessoas acima de 50 anos de idade como parte das atividades oferecidas pelo Programa de Educação Permanente (PROEP) da Universidade. Também fazem uso das piscinas os atletas da Fundação Municipal de Desportos (FMD) e da Associação de Pais e Amigos da Natação de Blumenau (Apanblu) para treinamento de equipes e para o paradesporto, mediante convênio fixo.

via FURB | Texto: Giovana Pietrzacka e André Luiz Bonomini

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS