FCBlu e Secretaria de Turismo lançam o programa “Revisitando Blumenau: passado/presente”

Foto: Sérgio Antonello
Foto: Sérgio Antonello

 

A Fundação Cultural de Blumenau e a Secretaria de Turismo de Blumenau estão lançando nesta terça-feira (26/9/17), o projeto “Revisitando Blumenau: passado/presente”. A iniciativa com duração de 12 meses prevê roteiros organizados de acordo com a demanda de público, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h. O passeio cultural inclui a Praça Hercílio Luz, Museu da Cerveja, Fundação Cultural de Blumenau, Museu de Arte de Blumenau, Horto Edith Gaertner, Cemitério dos Gatos, Museu da Família Colonial, Rua das Palmeiras, Museu de Hábitos e Costumes, Praça Hercílio Luz e Mausoléu Dr. Blumenau.

A Caminhada Cultural é uma oportunidade para a comunidade conhecer a história da cidade por meio de representação de personagens caracterizados de Dr. Blumenau, Fritz Muller, Rose Gaertner, José Maria Jacobs, Heinrich Krohberger, Edith Gaertner, entre outros. “Os personagens serão representados por acadêmicos dos cursos de Artes da Furb (estagiários) e estarão representando em conformidade com o roteiro pré-estabelecido, podendo-se citar: Dr. Blumenau, Fritz Muller, Rose Gaertner, José Maria Jacobs, Heinrich Krohberger, Edith Gaertner, entre outros”, observa a diretora do Patrimônio Histórico de Blumenau Sueli Petry.

“Revisitando Blumenau: passado/presente” vai explorar através de um roteiro cultural, cenários da História e Cultura da cidade, com o objetivo de aumentar o número de visitantes nos museus do Centro Histórico. Para desenvolver esta programação, foram contratados cinco estagiários que farão a pesquisa, construção, produção dos textos e atendimento aos grupos.

Por meio de uma narrativa dramatizada apresentada pelos figurantes. A proposta é que depois de um ano, o projeto possa aumentar consideravelmente o número de visitantes aos museus. Entre eles, os professores e o trade turístico, que serão os multiplicadores da informação para alunos e turistas.

Devem ser promovidas Fam trip para agentes e operadores de turismo e Press trip para jornalistas, blogueiros e imprensa em geral. O público alvo são crianças e jovens de todas as idades, pertencentes ou não a rede de ensino; instituições e grupos interessados, além dos turistas e visitantes que chegam à cidade interessados em conhecer os espaços culturais e aspectos da história da cidade.

Com informações de Sérgio Antonello