segunda-feira, 10 maio 2021
Início Geral Fazenda fiscaliza compras de veículos para uso de deficientes

Fazenda fiscaliza compras de veículos para uso de deficientes

carro-deficiente-01

Auditores fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda começaram a fazer uma varredura nesta segunda-feira (11), nos documentos de consumidores que compraram veículos com isenção de impostos concedida às pessoas com deficiência física ou mental ou autista. A operação, batizada de Condução Solidária, vai verificar a regularidade fiscal das operações de compra.

“Infelizmente, há pessoas inescrupulosas que se aproveitam indevidamente do benefício fiscal por meio de declarações e documentos fraudulentos, caracterizando sonegação fiscal”, afirma o gerente de fiscalização da Fazenda, Francisco de Assis Martins.

Nessa primeira etapa da operação, que se estende até 30 de maio, os auditores fiscais irão analisar documentos de 225 beneficiários de todo o Estado, selecionados a partir de informações fornecidas ao próprio fisco que verificou indícios de irregularidades. Martins explica que o benefício fiscal é concedido não apenas para veículos adaptados, mas também para carros comuns cujo objetivo é a condução do deficiente por terceiros. É principalmente nessa situação que ocorre grande parte das fraudes. Há pessoas que compram o veículo em nome do deficiente, embora o uso seja exclusivamente próprio.

Benefício fiscal

Para comprar um veículo com isenção de ICMS destinado a pessoas portadoras de deficiência física, visual, mental ou autista, o consumidor deve apresentar à Fazenda uma documentos comprovando a legalidade do processo. Nos últimos anos houve um crescimento significativo no número de pedidos. Em 2013, foram 3.758 contra 4.773 em 2014, aumento de quase 27%.

Fonte: Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina
Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS