terça-feira, 18 maio 2021
InícioEconomiaFatma emite mais três licenças para pequenas usinas hidrelétricas

Fatma emite mais três licenças para pequenas usinas hidrelétricas

energia-eletrica-estacao
Imagem ilustrativa

A Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Agudo I, localizada em Zortea, e as Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs) Ouro, de Quilombo, e Rancho Grande, na divisa entre Peritiba e Concórdia, receberam nesta segunda quinzena de agosto as licenças ambientais da Fundação do Meio Ambiente (Fatma). Juntas, as três usinas devem gerar 5,9 MW, suficiente para abastecer mais de 42 mil pessoas.

Nos últimos dois meses, desde que o Governo do Estado lançou o programa SC+Energia, a Fatma emitiu 19 licenças para usinas hidrelétricas de pequeno porte e duas para fontes alternativas de energia. O valor total dos empreendimentos é estimado em R$ 271 milhões. “Designamos uma equipe especial para avaliar os processos de licenciamento de PCHs e CGHs e percebemos que já há um resultado positivo. Agilizamos os trabalhos, mantendo nossa responsabilidade ambiental”, explica o presidente da Fatma, Alexandre Waltrick.

Das licenças emitidas nesta quinzena, duas permitem a entrada em operação imediata das pequenas usinas (PCH Agudo I e CGH Ouro). A licença dada para a CGH Rancho Grande dá viabilidade ambiental ao projeto, sendo que para a geração, o empreendedor ainda terá que solicitar a Licença Ambiental de Instalação (LAI) e a Licença Ambiental de Operação (LAO).

Sobre o SC+Energia

O programa prevê uma série de medidas que incentiva o investimento em energias alternativas, limpas e renováveis, como PCHs, Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs), eólicas, solar e biomassa.

As pequenas usinas que obtiveram as licenças:

  • PCH Agudo I, Zortea: 3,9 MW (LAO)
  • CGH Ouro, Quilombo:1 MW (LAO)
  • CGH Rancho Grande, entre Peritiba e Concórdia: 1 MW (LAP)

via Fundação do Meio Ambiente (Fatma)

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS