Faleceu nesta terça-feira (28), Lucia Sevegnani, ambientalista, pesquisadora e professora

Lucia-Sevegnani

Fotos: Facebook / Divulgação

Faleceu às 19h40min desta terça-feira (28), no Hospital Santa Catarina, Lucia Sevegnani, aos 56 anos. Ela era conhecida por seu trabalho como ambientalista, pesquisadora, ex-presidente da ACAPRENA e professora aposentada da Furb. Há algum tempo lutava contra a leucemia (popularmente conhecida como câncer no sangue) e não resistiu às complicações da doença.

Lucia Sevegnani, era doutora em ecologia de florestas pela USP e professora do Departamento de Ciências Naturais da Universidade de Blumenau (Furb) por 25 anos, desde março de 1987. Aposentou-se em 2012, quando passou a atuar como professora voluntária da Universidade. Ocupou cargos relevantes na FURB, entre eles o de Pró-Reitora de Extensão e Relações Comunitárias, entre 2002 e 2006. Foi, também, reitora interina em novembro de 2003, na gestão de Egon Schramm. Ela também ocupou o cargo de bióloga na Prefeitura de Blumenau entre 1981e 1987.

Natural de Rio do Sul, ela fazia parte de grupo de pesquisadores que se aprofundou no estudo das causas e formas de prevenção das enchentes em nossa região. Em 2010 lançou o livro “Desastre de 2008 no Vale do Itajaí – Água, gente e política”, que escreveu com Beate Frank .

No seu perfil de Facebook, recebeu inúmeras homenagens carinhosas de amigos, familiares, alunos e admiradores. Frases como “Um ser humano maravilhoso, amável, simples e conectada com a vida em todos os aspectos. Uma cientista com uma ligação incrível com as pessoas”, dão uma ideia da perda que ela representa.

O velório iniciou às 8h30min no Cemitério Jardim da Saudade e o sepultamento será no mesmo local, às 16h desta quarta-feira (29).  O cemitério fica localizado na BR-470, Km 50, nº 5800, no bairro Fortaleza.

 

Foto com a também ambientalista e ex-candidata à presidência da república, Marina Silva. A foto é de 15 de Setembro de 2013.
Foto (15/9/2013) com a também ambientalista e ex-candidata à presidência da república, Marina Silva.