sexta-feira, 17 setembro 2021
InícioTrânsitoFaixa reversível da Rua General Osório entra em operação nesta quarta-feira (28/07)

Faixa reversível da Rua General Osório entra em operação nesta quarta-feira (28/07)

Confira o vídeo divulgado pelo Secretário de Planejamento Urbano de Blumenau, em que fala sobre as mudanças.

Com a conclusão da sinalização horizontal em todo trecho de 4 km da Rua General Osório e após finalizar os testes e sincronização dos controladores semafóricos, a Prefeitura de Blumenau ativará a partir desta quarta-feira (28/07/21), as faixas reversíveis desde a rotatória da Rua Caçadores até o Terminal Oeste, ampliando assim a capacidade de escoamento da via, conforme a demanda dos horários de pico. Excepcionalmente nesta quarta, data de abertura, que os controladores semafóricos estarão ativos a partir das 6h30 da manhã, em direção ao Centro.

Segundo a Secretaria de Planejamento Urbano (Seplan) na prática a ação será similar ao que ocorria na Rua João Pessoa com o auxilio da Guarda Municipal de Trânsito (GMT). “A diferença é que antes precisávamos da presença dos agentes de trânsito para conduzir o fluxo, diferentemente da realidade da Rua General Osório, onde teremos a tecnologia em nosso favor. É muito importante para segurança e funcionamento da faixa reversível que os condutores respeitem a sinalização de trânsito e o controlador semafórico”, pondera o secretário da pasta, Éder Boron.

Como serão dois sentidos, o sinal verde na faixa reversível foi configurado para duas inversões diárias (exceto nesta quarta-feira), iniciando às 4 horas da manhã em direção ao Centro, seguindo assim até 15h30 horas. Das 16h até 3h30 da manhã, o sinal verde da pista central fica liberado em direção ao bairro. Aos fins de semana o fluxo pela faixa reversível fica aberto das 4h horas da manhã, seguindo até 11h da manhã em direção ao Centro. Das 11h30 até 3h30 horas da manhã o sinal verde permitirá o acesso em direção ao bairro.

A GMT estará durante as primeiras semanas no local auxiliando os condutores no entendimento do novo fluxo. Vale ressaltar também, que com a efetivação das faixas reversíveis, toda conversão à esquerda ao longo das faixas reversíveis fica proibida, implicando assim na utilização obrigatória do uso das rotatórias como ponto para retorno.

Ao longo do perímetro da Rua General Osório, cinco pontos de retorno estão disponíveis para que o condutor faça a devida conversão em segurança, sendo a própria rotatória da Rua dos Caçadores; depois na Rua Paranapanema; na rótula em frente à Cooper; na rotatória na entrada da Rua Água Branca e por fim no Terminal Oeste.

Confira o vídeo do Secretário de Planejamento Urbano, Éder Boron:

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS