quinta-feira, 2 dezembro 2021
InícioBairrosCentroFAEMA distribui mais de 4,3 mil mudas de árvores nativas em 2013

FAEMA distribui mais de 4,3 mil mudas de árvores nativas em 2013

FAEMA distribui árvores

A Fundação Municipal do Meio Ambiente (Faema), através da Diretoria de Educação Ambiental (Dea), concluiu o balanço que calculou a distribuição e o plantio de mudas de árvores nativas em 2013. De acordo com o relatório, 4.319 mudas foram distribuídas ou plantadas por toda a cidade. Aproximadamente metade das mudas teve a coordenação do plantio feita pela Dea, enquanto a equipe da Faema plantou cerca de 300 árvores e distribuiu outras duas mil para a comunidade.

Conforme explica Rogério Luiz Müller, diretor de Educação Ambiental da Faema, Centros de Educação Infantil (CEIs), Escolas Básicas Municipais (EBMs), o Caic Arão Rebelo, além de empresas, entidades e eventos como o Primavera na XV, promovido pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), foram parceiros para o bom número de mudas entregues. “Grande parcela destas mudas se destina ao plantio em logradouros públicos, para escolas e creches, em sombreamentos, rearborizações e recuperação de cobertura vegetal, além de ações de educação ambiental. Locais degradados por conta de enchentes, enxurradas ou mesmo por ação humana, também receberam o plantio de mudas”, explicou Müller.

Ainda de acordo com o diretor da Dea, as mudas distribuídas pela equipe são provenientes de indenizações por delitos ambientais. “Para cada planta danificada, é estabelecido que haja uma indenização mínima de 10 mudas de árvores de espécies nativas. As mudas entregues à Faema são depositas em horto florestal e conservadas para plantios futuros”, completou.

Planejamento para 2014

Mesmo com o bom número do ano passado, a intenção da Dea para 2014 é de aumentar em 15% a distribuição e o plantio de árvores nativas na cidade. Para isso, a primeira ação do ano que irá distribuí-las já tem data para acontecer. “No próximo dia 25 de janeiro, sábado, estaremos, em parceria com o Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transportes de Blumenau (Seterb e a Secretaria Municipal de Turismo (Sectur), em uma ação orientativa e educativa nas imediações da ETA III, próximo a entrada da Nova Rússia. Na ocasião, iremos distribuir cerca de 400 mudas do Ipê roxo e do Ipê amarelo, árvores símbolos de Blumenau e do Brasil, respectivamente”, adiantou o diretor.)

Rogério ainda conta que o interesse que a comunidade blumenauense demonstra em manter e ampliar a cobertura vegetal do município é grande e as solicitações de plantas encaminhadas à Faema são muito freqüentes. “Nosso objetivo é calculado considerando esta vontade da população, a cultura para o plantio e a vontade de conservar as árvores da nossa cidade”, finalizou Müller.

via PMB | Texto: Andressa Scaburri

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS