domingo, 5 dezembro 2021
InícioEventosExposição "O Nascimento da Imprensa em Blumenau" segue até dia 31/08 no...

Exposição “O Nascimento da Imprensa em Blumenau” segue até dia 31/08 no Shopping Neumarkt

Exposição Shopping Imprensa (14)

Fotos: Luciano Bernz

O Curso de Jornalismo da Furb, promove de 15 a 31 de agosto, no segundo piso do Shopping Neumarkt, a exposição, O Nascimento da Imprensa em Blumenau. A iniciativa partiu dos professores Evandro de Assis, que leciona História do Jornalismo, e da professora Magali Moser de Mídia Regional.

Exposição Shopping Imprensa (13)

Exposição Shopping Imprensa (11)

 

A exposição proporciona um retrato da sociedade local no fim do século XIX e início do século XX, por meio das primeiras aventuras blumenauenses na comunicação impressa. Em 1881, nasce o Blumenauer Zeitung, o primeiro jornal da nossa cidade, criado por Hermann Baugarten Posteriormente em 1883, Bernad Scheidemantel cria o Immigrant. Em 1893, o Pastor Faulhaber compra o que sobrou do jornal Immigrant e funda o Der Urwaldsbote ( O Correio da Mata).

Blumenau entra definitivamente para a história das comunicações no estado em 1935, com a fundação da Rádio Clube de Blumenau – PRC-4, a primeira rádio do estado.  Mais tarde, marca a história de SC com a TV Coligadas, primeira emissora de televisão fundada em 1969. Três anos depois, circula o primeiro jornal impresso em off-set: o Jornal de Santa Catarina.

Exposição Shopping Imprensa (9)
Na exposição é possível conferir antigas máquinas de escrever, câmeras fotográficas e uma matriz de linotipo, onde se montavam as letras individualmente, mostrando como eram impressos os primeiros jornais. As fotos antigas e painéis, contam em detalhes a história da imprensa de Blumenau. Vale a pena conferir. A entrada é franca.

Exposição Shopping Imprensa (10)

Exposição Shopping Imprensa (2)

Exposição Shopping Imprensa (7)

Exposição Shopping Imprensa (4)

Exposição Shopping Imprensa (5)

Exposição Shopping Imprensa (6)

Luciano Bernz
Responsável por toda a cobertura externa de OBlumenauense, sou nascido e criado em Blumenau. Trabalho há 25 anos com vendas, tendo passagem pela Rádio Blumenau e Rádio Clube de Itajaí, onde além de contato comercial, também fiz cobertura de festas e eventos.

MAIS LIDAS