quarta-feira, 1 dezembro 2021
InícioEventosExercício envolvendo forças de segurança vai agitar Blumenau essa semana

Exercício envolvendo forças de segurança vai agitar Blumenau essa semana

 

Até quinta-feira (17/05/18) haverá uma grande movimentação de veículos e pessoal em Blumenau, Pomerode, Gaspar e Itajaí. É 2º Exercício de Força de Ajuda Humanitária, coordenado pela 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, que terá como base o batalhão do 23º BI. Em novembro de 2017, a mesma operação foi realizada em Rio do Sul (SC).

O treinamento começa depois do meio-dia desta terça-feira (15), e tem previsão de ser encerrado no mesmo horário na quinta(17). No dia 18, será feita uma avaliação das ações com todos os participantes. As maiores manobras devem acontecer em Blumenau. Será construída uma ponte móvel em cima do rio Itajaí-Açu, resgatadas pessoas no rio, incluindo salvamento com bote e helicóptero.

O foco é exercitar procedimentos como a organização da estrutura de apoio à população, emprego de material e pessoal habilitado a executar ações de busca, transporte e alojamento de desabrigados, distribuição de itens emergenciais, apoio de saúde e emprego de meios de segurança pública em situações extraordinárias.

 

 

O objetivo é ampliar a capacidade operativa das tropas do exército, que contará com a participação de agentes a Secretaria de Estado de Defesa Civil, Defesa Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e até da Guarda de Trânstio.

Só do exército, segundo o Secretário de defesa Civil, Rodrigo Quadros, o simulado contará com cerca de 650 soldados, vindos de batalhões de São Miguel, Lages, Porto União, Florianópolis e Joinville. “Estamos prevendo também a presença de mais de dez generais vindos principalmente da região Sul do Brasil”, comentou o secretário.

 

Centro Regional de Gerenciamento de Desastres em Blumenau | Foto: Marcos Fernandes

 

 

Para coordenar de forma adequada as operações de atendimento das ocorrências, a Sedeci vai reunir os integrantes do Grupo de Resposta e Ações Coordenadas (Grac) duas vezes por dia para atualizar as informações. Durante o treinamento, todos os registros de ocorrências serão feitos pelo número 199. “A meta do simulado é trabalhar de modo semelhante à tragédia de 2008. Por isso, é importante que a população não fique alarmada em função da alta mobilização na cidade, inclusive do tráfego de veículos do Exército”, afirma Rodrigo.

 

Foto: Marcos Fernandes

 

Estarão operando viaturas militares, aeronaves, equipamentos leves e pesados de engenharia, meios de transmissão de dados e instalações militares de campanha. No Centro Regional de Gerenciamento de Desastres localizado no complexo do SESI, já é possível perceber veículos militares e soldados. Um ônibus do Corpo de Bombeiros, preparado para atuar como posto de comando já está no local também.

 

Ônibus do Corpo de Bombeiros estacionado dentro do Complexo do SESI , irá participar do exercício | Foto: Marcos Fernandes

 

Durante as atividades, uma equipe de obras do município de Lages estará em Blumenau com maquinário, incluindo quatro caçambas de grande porte. O objetivo é desobstruir quedas de barreiras que ainda existem em alguns bairros da cidade.

 

Foto: Marcos Fernandes

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS