quarta-feira, 8 dezembro 2021
InícioEventosExercício de força de ajuda humanitária acontece dia 13 em Blumenau e...

Exercício de força de ajuda humanitária acontece dia 13 em Blumenau e outras cidades da região

 

Entre os dias 13 a 18 de maio, irá acontecer o 2º Exercício de Força de Ajuda Humanitária, coordenado pela 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, no 23º BI. Será um exercício que envolverá várias equipes para situações de calamidade, como enchentes e deslizamentos.

 

 

O treinamento tem como foco, procedimentos como a organização da estrutura de apoio à população, emprego de material e pessoal habilitado a executar ações de busca, transporte e alojamento de desabrigados, distribuição de itens emergenciais, apoio de saúde e emprego de meios de segurança pública em situações extraordinárias.

O primeiro exercício aconteceu em novembro de 2017 na cidade de Rio do Sul. Nesse ano será regional, abrangendo os municípios de Blumenau, Pomerode, Gaspar e Itajaí. O objetivo é ampliar a capacidade operativa das tropas do exército, e contará com a participação de agentes a Secretaria de Estado de Defesa Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar.

 

 

Todos são integrantes dos Grupo de Ações Coordenadas (GRAC), que serão acionados nas cidades sede. Participam também os Centros Integrados de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD) de Blumenau e Itajaí, estruturas permanentes da Secretaria Estadual de Defesa Civil.

O Posto de Comando da Força de Ajuda Humanitária será o quartel do 23º Batalhão de Infantaria. Além da tropa sediada em Blumenau, outras vindas de Florianópolis, Joinville, Criciúma, Tubarão e Porto União (SC), e de Curitiba (PR), participarão do exercício.

Serão empregados cerca de 600 militares, homens e mulheres, operando viaturas militares, aeronaves, equipamentos leves e pesados de engenharia, meios de transmissão de dados e instalações militares de campanha.

 

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS