A Operação “Carga Oca”, deflagrada na manhã desta quarta-feira (26/11) pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), também repercutiu nos bastidores da política local. Os fatos investigados ocorreram durante a gestão anterior da Prefeitura de Blumenau, comandada pelo ex-prefeito Mário Hildebrandt, que se manifestou por meio de nota.
::: Siga OBlumenauense no WhatsApp ➡️ Clique aqui!
Segundo a gestão passada, a notícia da operação foi recebida “com serenidade”. Ainda conforme a nota, no primeiro semestre de 2024, quando surgiram as primeiras evidências de possíveis irregularidades na então Secretaria de Manutenção e Conservação Urbana, foram abertas sindicâncias internas pela Procuradoria Geral do Município.
Essas apurações iniciais, de acordo com a manifestação, apontaram indícios suficientes para a contratação de uma auditoria externa, que atuou em apoio à Controladoria Geral do Município. A partir daí, ainda segundo a antiga gestão, foram adotadas medidas administrativas, como a implantação de um programa de integridade e a aplicação de novos controles internos, com o objetivo de evitar a repetição de situações semelhantes.
O relatório final dessa auditoria, conforme informado, foi entregue pessoalmente por Mário Hildebrandt ao Ministério Público ainda em 2024. Na ocasião, de acordo com a nota, o então prefeito solicitou formalmente a apuração dos fatos pela Justiça.
A gestão anterior também afirma que a operação agora deflagrada pelo Gaeco e pelo Ministério Público tem relação direta com os desdobramentos da auditoria externa contratada, quando surgiram as suspeitas de ilegalidades dentro da secretaria.
Por fim, Mário Hildebrandt declarou que permanece completamente à disposição da Justiça e que está pronto para colaborar com as investigações, caso seja necessário.
▶️🛜Siga nossas redes sociais: Youtube | Instagram | X (antigo Twitter) | Facebook | Threads | Bluesky
Casa iluminada da família Grodiski completa 30 anos e reúne grande público em Blumenau





