Evento beneficente fará da quarta-feira (22) um dia muito especial para alunos da APAE

 

Como acontece todos os anos, a Rivage promove quarta-feira (22/08/18) um café recheado não só de guloseimas e diversão, mas principalmente de muito carinho e solidariedade. O evento em prol dos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Blumenau, faz parte do calendário da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

Em razão da grande demanda de alunos (aproximadamente 300), o café será servido em dois turnos (manhã e tarde), para que todos possam participar deste dia especial. A animação ficará por conta de DJ´s que se apresentarão em prol da causa. As atividades pela manhã começam por volta das 8h e a tarde a partir das 14h.

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

De 21 a 28 de agosto comemora-se a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que neste ano de 2018 vai reforçar a importância das famílias para a inclusão e garantia de direitos.

Por meio do slogan “Família e pessoa com deficiência, protagonista na implementação das políticas públicas”, a campanha pretende estimular, na sociedade, uma reflexão sobre a importância da atuação dos familiares e da própria pessoa com deficiência na busca da inclusão e na defesa de direitos. É uma mobilização que já está envolvendo todo o Movimento Apaeano, formado por 2.178 Apaes e entidades filiadas, que trabalham pela melhoria da qualidade de vida de mais de 3.500 pessoas com deficiência intelectual e múltipla em todas as regiões do país, através de projetos sociais nas áreas de saúde, educação e assistência social.

O tema da Semana Nacional remete à fundação do Movimento Apaeano, ocorrida há 64 anos, quando as famílias se uniram para criar a primeira Apae no estado do Rio de Janeiro, dando início a um trabalho que hoje é reconhecido nacional e internacionalmente pelos projetos de inclusão desenvolvidos. Assim, a Semana Nacional quer mostrar que a pessoa com deficiência, junto com sua família, pode exercer um protagonismo em todos os processos de sua vida, seja educacional, de desenvolvimento, de habilitação e reabilitação, além de participação na gestão das Apaes e entidades filiadas.

Realizada há vários anos com resultados importantes em termos de mobilização social, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla obteve um reforço importante com a sanção da Lei 13.585 de 26 de dezembro de 2017, que conferiu mais representatividade e reconhecimento para a causa da pessoa com deficiência. As atividades preparatórias para a realização da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2018 já foram iniciadas pela Fenapaes.

A APAE de Blumenau realizará uma programação interna ao longo dessa semana envolvendo alunos, professores, funcionários e voluntários.

APAE Blumenau

A APAE BLUMENAU foi fundada em 25 de março de 1965 por um grupo de blumenauenses com o objetivo de atender as pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Muitos anos passaram depois da iniciativa de Estella Maria Caropreso, idealizadora deste grupo. Atualmente ela dá nome ao IES – Instituto Integrado de Educação e Saúde, este qual é responsável por realizar todos os atendimentos aos alunos e assistidos. O Instituto contempla os seguintes atendimentos: Médico, Odontológico, Pedagógico, Nutrição e Dietética, Assistência Social, Psicológico, Terapêutico Ocupacional, Fonoaudiológico e Fisioterapéutico.

Em 1966 foi finalmente implantada a Escolinha da Esperança em uma casa no bairro Garcia abrigando os primeiros 16 alunos.

Atualmente a APAE BLUMENAU encontra-se sediada no bairro Vila Nova e possui uma frota de quatro ônibus adaptados com elevador e climatizados para oferecer acessibilidade e conforto ao nosso público especial.