terça-feira, 7 dezembro 2021
InícioEducaçãoEtapa da Conferência Nacional de Educação reúne 14 cidades em Blumenau

Etapa da Conferência Nacional de Educação reúne 14 cidades em Blumenau

 

Por Aline Franzoi Santos Fleith [PMB]

Nesta quarta-feira (18/04/18), Blumenau sediou a etapa intermunicipal da Conferência Nacional de Educação (Conae) 2018. O evento, realizado pelo Fórum Municipal de Educação (FME) com apoio da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi), teve por objetivo discutir o desenvolvimento e os rumos da educação no Brasil.

 

 

Durante a abertura, o prefeito Mário Hildebrandt destacou os desafios do gestor público no âmbito do financiamento, um dos temas centrais da conferência deste ano. “Blumenau tem o histórico de investir além do limite mínimo exigido por lei, que é de 25%, e isso nos possibilita implementar propostas transformadoras. Sabemos que muitos municípios não conseguem fazê-lo por conta da limitação de recursos. Essa é uma reflexão importante, para que num momento como hoje, se construam propostas que possam nos ajudar a fazer da educação um espaço de transformação e construção cada vez mais para tantas pessoas”, declarou.

 

 

Segundo a secretária de Educação, Patrícia Lueders, que preside o colegiado de secretários de Educação da Ammvi, o tema financiamento foi escolhido justamente pelas necessidades encontradas em cada município. “Sem dúvida, essa foi uma oportunidade de todos discutirem e observarem as mudanças necessárias para a construção de uma política pública educacional de maior qualidade”.

Cerca de 700 pessoas, entre dirigentes, profissionais e membros da sociedade civil ligados à educação, participaram da conferência ao longo do dia, no Teatro Michelangelo, na Uniasselvi. Nessa etapa intermunicipal, foram discutidos a gestão, transparência e controle social, além dos investimentos necessários para a região.

 

 

O evento contou ainda com uma palestra de abertura da coordenadora do Fórum Estadual de Educação, Profa. Dra. Cássia Ferri, que falou sobre monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia de uma educação de qualidade. No período vespertino, os temas foram trabalhados por representantes do Governo do Estado e do Tribunal de Contas de Santa Catarina. Ao final, houve a escolha dos delegados que representarão a região nas próximas etapas.

A etapa estadual da Conae ocorrerá nos dias 23 e 24 julho, em Florianópolis, e a etapa federal, de 21 a 23 de novembro, em Brasília.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS