quinta-feira, 2 dezembro 2021
InícioGeralEstudantes de Medicina apresentam trabalhos nos EUA

Estudantes de Medicina apresentam trabalhos nos EUA

Foto: Divulgação | Arquivo Pessoal
Foto: Divulgação | Arquivo Pessoal

A acadêmica do curso de Medicina da FURB, Bruna De Franceschi Fiamoncini e o ex-acadêmico da graduação Edson Shirai Missugiro foram os representantes da Instituição na 20ª edição do World Congress Of Epidemiology (Congresso Internacional de Epidemiologia), promovido entre os dias 17 e 21 de agosto na cidade de Anchorage, capital do estado do Alasca, nos Estados Unidos. O encontro reúne pesquisadores de vários setores da saúde do mundo para a discussão de temas atuais como saúde nos polos e aquecimento global.

O evento foi organizado pela International Epidemiologcal Association (Associação Epidemiológica Internacional) e teve como tema “Epidemiologia Global em um Ambiente de Mudança: A Perspectiva Circumpolar”. Na ocasião, Bruna e Missugiro apresentaram aos pesquisadores estudos desenvolvidos na Universidade na área de farmacologia.

Os estudos

Acadêmica do nono semestre de Medicina, Bruna apresentou o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado “Potenciais Interações Entre Medicamentos em Cuidados Primários de Saúde no Sul do Brasil”, que trata da possível interação entre dois ou mais medicamentos ministrados em um paciente e de que maneira esta combinação pode (ou não) influenciar na saúde do consumidor. “Nunca imaginei apresentar um trabalho em um congresso internacional. Já havia ido a eventos internacionais, mas como apresentadora essa foi a primeira vez. Foi uma experiência e tanto”, afirma a estudante.

Já Missugiro, formado este ano na graduação, levou aos participantes do Congresso a pesquisa “Cuidados Intensivos Para Melhorar a Adesão aos Anti-hipertensivos na Atenção Primária – Um Ensaio Clínico Pragmático”. O estudo, desenvolvido por ele no Programa de Educação pelo Trabalho na Saúde (PET-Saúde) da FURB, teve aporte da Fundação de Amparo a Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC).

Para ele, “a apresentação do estudo foi, do ponto de vista de crescimento acadêmico, enriquecedora. Muito em virtude de ser em outro idioma e ter muitos especialistas na área e professores renomados. Poder fazer parte desse momento foi incrível e oportunizou contatos com pesquisadores de várias partes do mundo”. O estudo do bolsista consistiu em apresentar os resultados de um ensaio clínico organizado entre 2011 e 2012 que procura traçar um panorama sobre os tratamentos com anti-hipertensivos, ressaltando pontos como número e o tempo de consultas, qualificação de agentes e informatização das farmácias para a melhoria deste procedimento.

Orientador de ambos os estudantes, o professor do curso de Medicina da Universidade, Ernani Tiaraju de Santa Helena, ressalta a importância da participação da FURB pela segunda vez (a primeira, em 2010 no Brasil) no Congresso Mundial de Epidemiologia, no sentido de troca de experiências e contatos entre profissionais de todo o planeta.

Segundo ele, “estarmos presentes neste evento é muito mais do que apenas levar o nome da FURB a este patamar, mas também contribui para a troca de conhecimentos entre nossos estudantes e profissionais de todo o globo. E não falamos apenas de uma, mas de várias áreas que participam do Congresso, como fisioterapeutas, psicólogos e médicos de diversas especialidades”.

via FURB | Texto: Giovana Pietrzacka – André Luiz Bonomini 

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS