terça-feira, 26 outubro 2021
InícioGeralEstão abertas as inscrições para a 1ª Caminhada das Nascentes

Estão abertas as inscrições para a 1ª Caminhada das Nascentes

caminhada-das-nascentes_logo

Continuam abertas as inscrições para a 1ª Caminhada das Nascentes, que acontecerá no dia 8 de junho, na região da Nova Rússia. Os interessados podem se inscrever até o dia 27 de maio, no neste link, sob o valor de R$ 30 por pessoa. Após fazer a inscrição, o participante deve retirar seu kit de identificação, com a camiseta e sacola ecológica, na sede da Faema, localizada na rua XV de Novembro, 1505, Centro, entre os dias 26 e 30 de maio.

O percurso de 10 km pode ser percorrido a pé ou de bicicleta. O objetivo da administração municipal de Blumenau, realizadora do evento, é incentivar a visitação à Nova Rússia, de forma responsável e sem causar agressões ao meio ambiente. Tendo isso em vista, as inscrições são limitadas a 300 caminhantes e 60 ciclistas. Segundo Jean Naumann, presidente da Faema, “a caminhada de contemplação ecológica tem características diferenciadas porque envolve aspectos ambientais que devemos preservar e proteger, além disso é importante haver um número seguro de inscritos para dar sustentabilidade ao evento”.

A partir das 8h os pedestres podem iniciar a caminhada. Os ciclistas poderão iniciar seu passeio a partir das 9h. O ponto de partida, a ETA III – Estação de Tratamento de Água do Samae, localizada na rua Santa Maria, 4200, Progresso, contará com estacionamento gratuito com capacidade para 160 veículos, reservado exclusivamente aos inscritos. O trajeto contará com três postos de abastecimento de água e frutas. No ponto final do percurso, na entrada do Parque Nacional da Serra do Itajaí, haverá transporte gratuito para que o participante retorne a ETA III.

“É importante ressaltar que pessoas de todas as idades e condicionamentos físicos podem participar, já que a caminhada é contemplativa e não competitiva”, diz Élson Campos Ferreira, diretor de Planejamento e Promoção da Secretaria de Turismo e uns dos coordenadores do evento. “Cada um segue seu próprio ritmo, podendo observar a beleza natural da nossa cidade”, complementa o diretor. A Caminhada das Nascentes adota o padrão da Federação Internacional de Esportes Populares, dedicando-se às atividades não competitivas, ao comércio solidário e à promoção do turismo responsável.

A Caminhada das Nascentes é uma realização da Prefeitura Municipal de Blumenau com o apoio da Comunidade da Nova Rússia – Associação de Moradores Guarapari e Transversais, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Corpo de Bombeiros de Blumenau, Polícia Militar Ambiental, 23º BI e Associação Blumenauense Pró-Ciclovia.

via PMB | Texto: Ana Matesco

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS