Está entregue: Blumenau ganha mais uma opção de lazer e prática de atividades físicas

Foram investidos quase R$ 40 milhões, a maior parte com recursos do Governo de Santa Catarina. O governador Jorginho Mello participou da entrega da obra.

Foto: Eraldo Schnaider [PMB]

Foi oficialmente inaugurada neste domingo (31/08/25) a revitalização da Prainha, um dos locais mais tradicionais de Blumenau, agora integrada ao projeto da Nova Margem Esquerda do Rio Itajaí-Açu. A entrega ocorreu durante a programação dos 175 anos da cidade e contou com a presença do governador Jorginho Mello, do prefeito Egídio Ferrari e do ex-prefeito Mário Hildebrandt (agora secretário de Proteção e da Defesa Civil de SC), responsável por dar o pontapé inicial às obras, concluídas em agosto.

O clima nublado deu o tom da inauguração, e foi possível ver guarda-chuvas entre o público que fez as caminhadas. Enquanto alguns aproveitaram o momento com roupas leves, outros preferiram casacos para se proteger da temperatura mais amena. Ainda assim, muitas pessoas circularam pela nova estrutura, que se estende até a Ponte de Ferro e cria uma rota de lazer para caminhadas, contemplação e passeios de bicicleta. O projeto arquitetônico ficou bonito e tem potencial para se tornar a mais nova atração turística da cidade.

O investimento na Margem Esquerda foi de R$ 34 milhões — R$ 24 milhões do Governo do Estado e R$ 10 milhões de contrapartida da Prefeitura. Já a revitalização da Prainha contou com R$ 4,8 milhões, sendo R$ 3,1 milhões de repasse do Ministério do Turismo, via emenda do deputado federal Peninha, e R$ 1,6 milhão do município. Para o secretário de Obras, Dirk Reiter, o espaço resgata o valor histórico e cultural da Prainha, devolvendo-a em ótimas condições para a comunidade.

A Secretaria de Planejamento Urbano (Seplan) ressalta que a obra não se limita à urbanização: também reforça a proteção da encosta do rio e conecta o parque ciliar à Prainha. O desafio agora é garantir segurança em um trecho longo, margeado por residências e áreas de vegetação, e que já foi ponto de uso de drogas no passado. A expectativa é que essa realidade tenha ficado para trás, com a retomada do espaço pela comunidade.

Outro ponto em aberto é o aproveitamento do potencial da área. Há espaço para feiras, atividades culturais, gastronomia e atrações para toda a família, que podem transformar a recente obra em mais um diferencial turístico e de lazer em Blumenau. Como destacou o prefeito Egidio Ferrari, a entrega representa “um presente à população, incentivando os blumenauenses a viverem cada vez mais os espaços ao ar livre”.

Foto: Giovanni Silva [PMB]
Foto: Giovanni Silva [PMB]
Foto: Giovanni Silva [PMB]
Foto: Giovanni Silva [PMB]
Foto: Giovanni Silva [PMB]
Foto: Giovanni Silva [PMB]
Foto: Giovanni Silva [PMB]
Foto: Giovanni Silva [PMB]
Foto: Giovanni Silva [PMB]
Foto: Giovanni Silva [PMB]
Foto: Giovanni Silva [PMB]
Foto: Giovanni Silva [PMB]
Foto: Giovanni Silva [PMB]
Foto: Giovanni Silva [PMB]
Foto: Eraldo Schnaider [PMB]
Foto: Eraldo Schnaider [PMB]
Foto: Eraldo Schnaider [PMB]
Foto: Eraldo Schnaider [PMB]
Foto: Eraldo Schnaider [PMB]
Foto: Eraldo Schnaider [PMB]
Foto: Eraldo Schnaider [PMB]
Foto: Eraldo Schnaider [PMB]
Foto: Eraldo Schnaider [PMB]
Foto: Eraldo Schnaider [PMB]
Foto: Eraldo Schnaider [PMB]
Foto: Eraldo Schnaider [PMB]
Foto: Eraldo Schnaider [PMB]
Foto: Eraldo Schnaider [PMB]
Foto: Eraldo Schnaider [PMB]
Foto: Eraldo Schnaider [PMB]
Foto: Eraldo Schnaider [PMB]
Foto: Eraldo Schnaider [PMB]
Foto: Eraldo Schnaider [PMB]


▶️🛜Siga nossas redes sociais: Youtube | Instagram | X (antigo Twitter) | Facebook | Threads | Bluesky


As incríveis histórias de vida de um cineasta que pretende chegar ao Alasca em um Fusca 1974