sexta-feira, 3 dezembro 2021
InícioGeralEstá confirmado: homem de 61 anos é o primeiro caso de coronavírus...

Está confirmado: homem de 61 anos é o primeiro caso de coronavírus no Brasil.

 

 

 

 

Em uma coletiva da imprensa às 11h30 desta quarta-feira (26/02/20), o Ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, confirmou que um homem de 61 anos, foi o primeiro caso de SARS-CoV2 (coronavírus) no Brasil. A contraprova do primeiro exame positivo feito pelo Instituto Adolfo Lutz deu positivo.

O morador de São Paulo, de 61 anos, viajou para a Lombardia, no norte da Itália, entre os dias 9 e 21 de fevereiro. Na região ocorreram pelo menos 5 mortes em função da doença. Ontem (25), após o meio-dia, ele procurou o Hospital Israelita Albert Einstein com sinais e sintomas (Febre, tosse seca, dor de garganta e coriza) compatíveis com o Coronavírus 2019 (COVID-19).

Foram adotadas logo no início todas as medidas preventivas para transmissão por gotículas. Foram coletada amostras e realizados testes para vírus respiratórios comuns e o exame específico para SARS-CoV2 (RT-PCR), pelo protocolo Charité), conforme preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

O paciente foi isolado em casa, medicado e se encontra bem junto à família. Para cada pessoa infectada, duas a três acabam adquirindo. A faixa etária mais atingida fica entre 40 e 60 anos, esta última com quadros que evoluíram para óbito.

No Brasil existem 20 casos suspeitos do coronavírus, existem dois novos em Santa Catarina. Os outros são em São Paulo (11), Rio de janeiro (2), Minas gerais (2), Espírito Santo (1), Pernambuco (1) e Paraíba (1). Em todo mundo foram registradas mais de 80,2 mil casos em 34 países e 2,7 mil mortes causadas pela doença.

O ministro Mandetta disse que nem sempre é possível identificar uma pessoa infectada porque ela não apresenta os sintomas. Isso dificulta a identificação para serem tomadas medidas de prevenção ou isolamento.

Confira a transmissão ao vivo pelas redes sociais:

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS