Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Essa semana está sendo realizada a 1ª Web Literária da EBM Alberto Stein, em Blumenau

 

 

 

Os estudantes e irmãos Rodrigo e Maria Fischer de Brito.

 

Por Susana Bartira Wagner Bilck Venturi

Nesta semana, entre os dias 25 e 29 (maio de 2020), está acontecendo a “1ª Web Literária da EBM Alberto Stein”. Em decorrência da Pandemia do Covid-19, um grupo de profissionais envolvidos com a biblioteca da escola, encontrou a oportunidade de inovar as ações de multiletramentos desenvolvidos nesse setor através das tecnologias ativas.

As ações para aproximar os estudantes da leitura e do livro, exigiu do grupo de professores, gestão, funcionários e biblioteca escolar, a organização de um planejamento atraente, incluindo estratégias que venham a atrair de forma efetiva esse público.

A “1ª Web Literária” vem garantir a continuidade do trabalho que é desenvolvido com a leitura da literatura, da cultura e da arte no cotidiano desta Unidade Escolar. A “Semana Literária” acontece anualmente no mês de abril e está garantida no PPP da escola. Porém, com a pandemia, foi necessário inovar e dar continuidade a todas as propostas existentes na organização do PPP, e uma delas foi criar a “1ª Web Literária”.

 

Página da Biblioteca na Plataforma (links gravados).

 

Com este propósito inusitado, as professoras e promotoras de leitura da Biblioteca Escolar Ingo Fischer (Aroraima Maria Baggio Prado e Carla Coman França), receberam apoio e suporte técnico e pedagógico da equipe desde seu planejamento até a inserção da proposta na plataforma.

A abertura contou com gestores e professores da biblioteca que fizeram referência ao evento – o que é, porquê e para quem é o evento.  Confira o diretor da escola, Carlos Airton Guerner, realizando a abertura do evento.

 

Diretor Carlos Airton Guerner – Realizando a abertura do evento.

 

O evento teve seu início neste 25 de maio com um encontro virtual com a presença de todos os integrantes da escola, cada um de sua casa, seu computador, tablete ou celular (estudantes, gestores, professores e familiares) organizado pela professora Shirlei Kricinski (professora de Língua Portuguesa) com links gravados pelo YouTube.

 

Os irmãos Carolina e Eduardo Frahm assistiram cada um em sua plataforma e mamãe Sheila não perdeu tempo para registrar este momento.

 

A abertura foi seguida da leitura de um poema e de um Quiz Literário: conto popular, música e dança. Os participantes terão acesso a “1ª Web Literária” através de um link na plataforma do Google sala de aula da biblioteca escolar.

“A semana seguirá com a programação prevista no convite nos dias 26, 27, 28 e 29 de maio, com textos (poemas, contos populares e jogos literários) que tem como propósito enriquecer o repertório cultural e estimular a imaginação e criatividade, afirma a professora Doralice Maria de Farias – de Língua Portuguesa. Os protagonistas de cada postagem serão professores e estudantes colaboradores no evento” – conclui.

O primeiro encontro teve dia e horário marcados no convite e, as ofertas de fruição textual que serão oferecidas durante os demais dias da semana, os participantes poderão acessar no horário previsto em suas rotinas.

 

A estudante do 9º Ano, Marynis de Los Angeles Hernandez Perez precisou sair de casa para sua mãe, porém, não deixou o celular e aproveitou o frescor da pracinha para assistir a abertura do evento, sem se esquecer do uso de sua máscara.

 

Todos os vídeos foram gravados por seus autores em link no YouTube e tiveram a participação mais que especial da intérprete de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) do CEMEA (Centro Municipal de Educação Alternativa) Janaína Carla da Cruz que interpretou, na íntegra, todos os vídeos, garantindo assim, o acesso a todos os estudantes matriculados em nossa Unidade Escolar.

 

Os irmãos Camila Cristine Tavares Hering – Caio Henrique Tavares Hering e Luis Otávio Tavares Hering aproveitaram cada momento da abertura do evento. E a mamãe Cristiane clicou o mascotinho juntamente com os estudantes.

 

Coordenadora e Poetisa Sandra Silva  – Poema As palavras do tempo, temporal

 

Intercambista AFS Martina Grisolia (Itália) – Dança

 

Professora Promotora de Leitura Carla Coman França

Participação de Walltraud e Professora Márcia Espíndola – O rei teimoso

 

Professora de Ed. Física  Cleia Aparecida Pereira  – Dias melhores

 

 

Terça-feira (26)

 

Professora de Língua Portuguesa Alcione Lidia Abreu  Olivieri – Poema Viagem

 

Estudante Tainara – Poema No tempo da pandemia

 

Quarta-feira (27)

Professor de Ciências Glaucio Porto da Silva – Conto: Peixes na floresta

 

Quinta-feira (28)

 

Professora de Língua Portuguesa Doralice Maria  – Poema O museu do chulé

 

Baterista e músico Gustavo Lino e Lino Vieira

 

 

Sexta-feira (29) 

 

Ex- estudante    Nicolas Figueredo – Poema A arte de perder

 

Garrido – Jogo Literário

 

ANOS INICIAIS

 

Segunda-feira (25)

 

Abertura: Diretor  Carlos Airton Guerner e Coordenadora Susana Bartira Wagner Bilck Venturi

 

Sandra – Poema As palavras do tempo, temporal

 

Professora Promotora de Leitura Carla  Coman França

Participação de Walltraud e Professora Márcia Espíndola– O rei teimoso

 

Professora de Ed. Física Cleia – Dias melhores

 

Terça-feira (26)

Ex-estudante Júlia Bilck Venturi – História dia de Chu.

 

Martina Grisolia (Itália) – Os três porquinhos

 

Quarta-feira (27)

 

Ex professora Cibele Cordeiro  – O grande rabanete

 

Quinta-feira (28)

 

Coord. Susana Bartira  e  estudante Pedro Bilck Venturi – A formiguinha e a neve

 

Sexta-feira (29)

 

Professor de Informática Jefferson Garrido – Jogo Literário

 

 

Baterista e músico Gustavo Lino e Lino Vieira.

 

 

Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

Posts relacionados

Top