sexta-feira, 28 janeiro 2022
InícioEconomiaEspecialista orienta sobre investimentos em aplicações bancárias

Especialista orienta sobre investimentos em aplicações bancárias

Texto: Tamires Kardauke

Quem nunca pensou em juntar dinheiro? Uma casa nova, um carro, viagens, um futuro mais tranquilo ou até mesmo uma reserva para emergências ainda é um sonho para muitos. Mas como atingir esses objetivos? O segredo é simples: além da disciplina, procurar investir em fundos rentáveis como um Certificado de Depósito Bancário (CDB) ou Recibos de Depósitos Cooperativos (RDC).

Estas são as famosas aplicações bancárias, mais rentáveis se comparadas à poupança, que variam entre 82% e 105% do CDI. O assessor de negócios da Unicred Blumenau, Everton Manoel Schimidt, dá algumas dicas fundamentais para quem quer começar a investir, principalmente em cooperativas de crédito, que podem render até 10% do CDI a mais do que as aplicações de instituições privadas.

Confira:

1) Pior do que aplicar pouco é não aplicar: você sabia que é possível começar a investir com R$ 1? Alguns fundos permitem essa quantia, mas não importa qual o valor aplicado, o importante é economizar. Cada centavo faz a diferença e, aos poucos, traz bons rendimentos, que variam de acordo com a aplicação contratada. Os resultados podem ser vistos a partir de 30 dias. Além dos rendimentos outra vantagem é a distribuição de sobras para os associados, trazendo um ganho ainda maior se comparado a outros produtos.

2) Primeiro investimento: para quem ainda não investiu, as aplicações são uma oportunidade para dar o primeiro passo, afinal, trazem poucos riscos ao investidor. Existem diferentes tipos de aplicações, que se adequam às necessidades de cada aplicador. Para isso, é preciso definir os seus objetivos: o que fazer com este dinheiro? Qual o retorno desejado? Quanto tempo pretendo deixar aplicado? Nas cooperativas de crédito, as aplicações são garantidas pelo Fundo Garantidor do Cooperativismo (FGCOOP).

3) Seja fiel ao seu objetivo: os resultados não surgem de um dia para outro e, por isso, é comum ver pessoas tomando decisões precipitadas, como o resgate das aplicações. Se o seu objetivo é acumular “x” em um determinado período, procure cumprir. Conte também com o auxílio de profissionais e não arrisque, é aos poucos que se vê o resultado.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS