sábado, 27 novembro 2021
InícioGeralEspecialista faz cirurgias de coluna no Hospital Santa Isabel e pacientes caminham...

Especialista faz cirurgias de coluna no Hospital Santa Isabel e pacientes caminham no dia seguinte

 

 

 

É na coluna que estão centralizados os nervos que comandam os movimentos de nosso corpo. Realizar uma cirurgia em um local tão vital para nossa locomoção, ainda causa medo para muitas pessoas. Mas a tecnologia médica avançou e um renomado especialista veio para Blumenau mostrar seu conhecimento na prática. E em um dos casos, o resultado foi incrível.

Entre terça e quinta-feira (2 a 4/07/19) o Hospital Santa Isabel recebeu a visita do Neurocirurgião Dr. Asdrubal Falavigna, através do projeto “Professor Visitante”, desenvolvido pela entidade suíça AOSpine. O especialista realizou quatro cirurgias de coluna no Santa Isabel, ministrou aulas, visitou pacientes e participou de discussões de caso. Um dos pacientes já estava caminhando no dia seguinte ao procedimento cirúrgico.

A vinda do especialista também teve o objetivo de potencializar o avanço dos procedimentos cirúrgicos de coluna já realizados pelos especialistas de Blumenau, avaliando a necessidade da aquisição de novas tecnologias. O Santa Isabel foi a primeira unidade hospitalar a contar com a visita do Dr. Falavigna num compartilhamento de experiências e técnicas. Todos a cirurgias foram em pacientes do SUS.

Dr. Asdrubal Falavigna explica que o HSI foi escolhido “por ser um local que possui Residência Médica, é uma instituição reconhecida pela qualidade em serviços neurológicos e é considerado um centro de confiança para o início de um projeto deste porte”.

Os pacientes que realizaram a cirurgia na quarta-feira já estavam caminhando, como avalia o neurocirurgião Dr. Celso Bernardes, membro do Corpo Clínico da ACSC – HSI: “por serem procedimentos minimamente invasivos, a recuperação do paciente é mais rápida. A novidade na visita do Dr. Asdrubal é que ele veio para ensinar um procedimento específico, trazendo crescimento científico para o nosso Corpo Clínico”. O Dr. Falavigna afirma que “hoje em dia, o objetivo é fazer cirurgias com menores agressões ao paciente, resultando em alta hospitalar precoce. O Hospital Santa Isabel é especialista em procedimentos de alta complexidade, entre elas a Neurocirurgia. São seis médicos que atendem nesta especialidade.

 

 

Sobre o Dr. Asdrubal Falavigna

Possui graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É Mestre em Neurocirurgia pela Universidade Federal de São Paulo e Doutor em Neurociências pela Universidade Federal de São Paulo. Foi Coordenador do Curso de Medicina por 8 anos e, desde 2016, é Coordenador da Pós-graduação em Ciências da Saúde na área de Medicina I e Diretor do Centro da Vida da Universidade de Caxias do Sul.

Coordenador do grupo de pesquisa CNPq de Estudos Clínicos e Modelos Básicos de Patologias Raquimedulares e do Laboratório de Patologias Raquimedulares desde 2011. Recebeu a Comenda do Mérito do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras em 2017. Ano passado e este ano, o Dr. Asdrubal Falavigna recebeu o prêmio de melhor trabalho no Global Spine Congress 2018 que ocorreu, respectivamente, em Singapura e Toronto.

Com informações e fotos de Gabriel Silva/Comunicação HSI

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS