domingo, 24 outubro 2021
InícioEventosEscritora Martha Medeiros fará talk show em Blumenau nesta sexta (10)

Escritora Martha Medeiros fará talk show em Blumenau nesta sexta (10)

Observadora do cotidiano e das relações humanas, Martha Medeiros conquistou milhares de fãs Brasil afora ao expor sua opinião em crônicas de jornal e livros. A escritora e colunista, também autora de romances como Divã, estará no Neumarkt na próxima sexta-feira (10/03/17), às 19h30min, para participar de um bate-papo com o público. O talk show faz parte da programação do Elas Neumarkt, evento gratuito que o shopping promove todos os anos para celebrar o Dia Internacional da Mulher.

Martha ficou conhecida por escrever crônicas sobre questões do cotidiano, sempre em tom de diálogo com o leitor. Em seus textos, trata dos mais diversos assuntos, na maioria das vezes inspirados por acontecimentos do seu dia a dia. “Apesar de o mundo estar em ebulição (refugiados, Trump, Lava-Jato…), eu gosto mesmo é de escrever sobre a condição humana. Somos todos movidos pelas mesmas questões: amor, morte, solidão, família, liberdade, felicidade… Para me abastecer, recorro à arte. Leio muito, vou muito ao cinema e ao teatro, escuto muita música e tenho longas conversas com amigos especiais, tudo isso é fonte de inspiração”, conta.

Em um bate-papo descontraído mediado pelo jornalista Cristiano Santos, editor do Diário Catarinense, o público terá a chance de conhecer mais de perto a escritora e também fazer perguntas sobre temas atuais e questões relacionadas ao universo feminino. “Pessoalmente, gostaria de conversar sobre as novas possibilidades de relações amorosas, as pressões que a gente deve deixar de se impor, as conquistas da maturidade, a importância da leveza e do humor, e as pazes que eu acho que devemos fazer com os homens: chega de tratá-los como inimigos. Alguns poucos trogloditas não são representantes de uma classe inteira”, destaca.

Na opinião de Martha, encontros “ao vivo” com o público, como este promovido pelo Neumarkt, são uma ótima oportunidade para conhecer melhor o seu leitor: “Adoro. O pessoal é sempre muito carinhoso e participativo, e é um privilégio poder ter contato olho no olho com um público que costuma ser ‘invisível’ pra mim. E é mais especial ainda que o encontro se dê em Santa Catarina, estado vizinho ao meu e onde vivi momentos importantes da minha vida”.

Embora marcado para celebrar o Dia Internacional da Mulher, o talk show será aberto a todos os interessados, inclusive homens. A própria escritora admite que hoje é difícil definir o perfil do seu leitor. “Para minha alegria, sou lida por pessoas de todas as idades, dos 13 aos 100, e por homens e mulheres de diferentes regiões do país e classes sociais. Se o leitor de jornal já era heterogêneo, agora a internet democratizou de vez o acesso aos meus textos”, comenta.

 

 

Sobre a escritora

Natural de Porto Alegre, Martha começou a carreira como colunista no jornal Zero Hora. Convidada a escrever apenas um texto, enquanto ainda trabalhava como redatora publicitária, ela agradou tanto que os leitores pediram mais. Tornou-se colunista fixa do jornal gaúcho e, mais tarde, também do jornal O Globo, do Rio de Janeiro. Hoje já são mais de 20 anos como colunista e 25 livros publicados no total (fora as antologias). Eventualmente também colabora para as revistas Claudia e Viagem, da editora Abril.

Uma das suas obras de maior alcance foi Divã, livro de ficção lançado em 2002 que virou filme e série de TV estrelados por Lília Cabral. Na lista dos mais recentes estão “Um lugar na Janela” (2012), “A graça da coisa” (2013), as coletâneas “Paixão crônica”, “Felicidade Crônica” e “Liberdade Crônica” (2014) e “Simples Assim” (2015). No momento, Martha se dedica a novos projetos em cinema e televisão e, para o segundo semestre, deve lançar uma nova coletânea de crônicas.

Talk Show com Martha Medeiros
Data e hora: Sexta-feira (10), às 19h30
Local: Neumarkt Shopping, na Praça Central
Entrada gratuita​

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS