quarta-feira, 20 outubro 2021
InícioEducaçãoEscolas municipais realizarão simulado de abandono nesta sexta-feira

Escolas municipais realizarão simulado de abandono nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira (7/10/16), as 50 escolas da rede municipal de ensino participarão do simulado de abandono para casos de incêndio. A ação ocorre nos dois turnos e faz parte do treinamento anual, realizado desde 2013 em toda a rede, pela Defesa Civil em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Cerca de 20 mil alunos estarão envolvidos.

No mesmo dia, duas escolas realizarão ainda uma simulação de desastre natural, com o apoio da Defesa Civil e do 3º Batalhão de Bombeiros Militares de Blumenau. Pela manhã, o treinamento ocorrerá na Escola Básica Municipal (EBM) Alice Thiele, localizada no bairro Garcia, com início às 10h. Às 14h30, será a vez da EBM Patrícia Helena Pegorim, do bairro Fortaleza, realizar o simulado.

A cada ano, duas escolas diferentes são escolhidas para o simulado de desastres naturais. O critério da Defesa Civil engloba as unidades localizadas próximo a regiões consideradas de risco. “Esse tipo de ação em escolas é fundamental por dois motivos. O primeiro é para a segurança da própria escola. E o segundo é a formação da cultura de prevenção, pois entendemos que os estudantes são fundamentais nesse processo de propagação da informação no município”, avalia o secretário da Defesa do Cidadão (Sedeci), Marcelo Schrubbe.

Conforme explica a coordenadora de Programas de Saúde Escolar, Anelize Termann Schlösser, a ação tem o objetivo de preparar alunos e professores para uma emergência real e desocupação do espaço de forma ordeira. A equipe gestora de cada unidade recebeu orientações prévias dos técnicos da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros para serem multiplicadas em suas escolas, afim de que todos saibam como agir e conduzir as turmas no simulado. “Queremos que as escolas tenham equipes capacitadas, cada um sabendo o que deverá fazer caso ocorra um incêndio ou um desastre de verdade”, completa.

Por Aline Franzoi Santos Fleith, da SECOM / Blumenau
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS