Escola Superior de Cerveja e Malte abre curso de formação em Sommelier de Cervejas na Argentina

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Não é apenas no Brasil que a cerveja artesanal está em ascensão. Alguns países vizinhos também registram aumento não só no número de cervejarias mas na quantidade de opções que chegam ao consumidor. Para profissionalizar o segmento e oferecer novas oportunidades de capacitação na área, a Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM) inicia em maio a primeira turma de formação em Sommelier de Cervejas em Buenos Aires, capital da Argentina.

Com 100 horas de aulas divididas em matérias teóricas e práticas – como análise sensorial, por exemplo – a formação em Sommelier de Cervejas foi desenvolvida em parceria com a Doemens Akademie, da Alemanha. Ao finalizar os estudos, o aluno recebe dupla certificação.

Este é o terceiro país com atuação da instituição, que tem sede no Brasil e tem uma unidade no Uruguai. Nos próximos dias o site oficial terá versão em espanhol. A turma já está confirmada graças à alta procura de alunos da região. As aulas começam em 18 de maio e finalizam em 23 de setembro.

Carlo Bressani, diretor da ESCM, destaca que a experiência no curso de Sommelier de Cervejas e o contato constante com entidades como a Doemens Akademie, faz com que a instituição chegue nestes países com diferenciais atrativos para os alunos. “Este segmento já está criando oportunidades de mercado, gerando novas vagas e valorizando os profissionais que apostam e se preparam para ele. Temos certeza de que na Argentina não será diferente”, afirma.

Com mais de 6 mil alunos formados em quatro anos de atuação, a Escola Superior de Cerveja é Malte é a primeira e única instituição de ensino superior especializada na bebida da América Latina. É parceira da alemã Doemens Academy, uma das mais respeitas entidades do mundo.

São cerca de 90 cursos diferentes, em mais de 200 turmas já realizadas. Na sede, em Blumenau (SC), além das salas de aula estão disponíveis 8 laboratórios voltados para o ensino de cerveja. Parcerias com cervejarias da região garantem visitas técnicas e relacionamento com o mercado durante os