quinta-feira, 20 janeiro 2022
InícioEducaçãoEscola pública de Blumenau tem pesquisa selecionada na III Feira Brasileira de...

Escola pública de Blumenau tem pesquisa selecionada na III Feira Brasileira de Iniciação Científica

 

A aluna Tatiane Constante do terceiro ano do Ensino Médio, orientada pela professora Rose Cristiane Romualdo, teve sua pesquisa “Extração do DNA das Frutas” selecionada para a III FEBIC (Feira Brasileira de Iniciação Científica) que acontece em Jaraguá do Sul entre os dias 17 e 21 de setembro.

Na pesquisa realizada na disciplina de Ciências Biológicas, foi extraído o DNA de diversas frutas como morango, kiwi, maçã, banana, entre outras. Depois foi trabalhada a composição das suas células, como membranas, lipídios e pectina; a molécula do DNA e as reações bioquímicas.

O DNA (ácido de desoxirribonucleico) está presente nos cromossomos do núcleo de todas as células. Separá-las é um processo delicado, ainda mais em um laboratório escolar. Mas a partir da sua extração podemos promover diversas discussões como clonagem, Projeto Genoma, alimentos transgênicos, teste de paternidade, ou seja, levar para sala de aula temas que estão em pauta na sociedade. Este projeto foi aplicado com os alunos dos 3º anos do Ensino Médio.

Para isso foi necessário aplicar conhecimentos de química e biologia, já que são usados materiais como sal (NaCl), detergente, etanol gelado em etapas distintas. A dupla hélice que mede apenas 2 nanômetros, só dá para observar em um microscópio eletrônico. Mas é possível observar os grumos do DNA se formando a partir de filamentos tão finos como de um algodão.

O FEBIC é um espaço para estudantes exporem novas ideias e incentivar a troca de experiências através da criatividade e inovação, permitindo que os estudantes apliquem de forma prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

A Escola de Educação Básica Luiz Delfino é pública e integra a rede estadual de ensino. Fundada em 31 de dezembro de 1913, pelo então governador Vidal Ramos, completa 105 anos em 2018, sendo assim uma das escolas mais antigas de Blumenau.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS